Android 6.0 Marshmallow está em apenas 0,7% dos dispositivos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 6.0 Marshmallow até pode ser a versão mais recente do sistema operativo da Google para dispositivos móveis mas está longe de ser o mais presente em smartphones e tablets. De acordo com o último relatório de destituição das versões deste OS, o Android 6.0 Marshmallow ainda só está presente em 0.7% de todos os dispositivos Android.

Este relatório tem por base os dados recolhidos durante um período de 7 dias que terminou no dia 4 de janeiro e apesar de pouco animadores, estes resultados retratam um aumento de 0.2% em comparação com o mês passado. Mesmo assim, é um pouco desanimador ver uma taxa de adopção tão escassa deste novo sabor do Android.

Analisando os dados, vemos que o KitKat ainda reina supremo, com 36.1% de utilizadores, apesar de ter registado uma queda de 0.5% em comparação com os dados de dezembro em que totalizada 36.6%. Pouco depois temos o Android 5 Lollipop que tem vindo a aumentar a sua representação nos últimos meses e ainda está longe de ter atingido o apogeu.

Podemos também olhar para as versões mais antigas do Android como o Jelly Bean, Ice Cream Sandwich e Gingerbread, todas elas a diminuir consideravelmente com o passar dos meses, com a excepção do Froyo, aquela versão primordial do Android que se recusa a desaparecer, agarrando-se firmemente aos seus 0,2%.

Estes valores retratam a elevada fragmentação do sistema operativo Android e apesar da lenta adopção do Android 6.0 Marshmallow, esta ainda é praticamente insignificante no panorama geral e ao passo que o iOS 9, em dezembro, já estava presente em cerca de 71% de todos os dispositivos Apple, estes 0.7% do Android 6.0 Marshmallow são bastante solitários.

Claro que esta enorme discrepância entre o Android 6.0 Marshmallow e o iOS reflecte duas abordagens polarizadas ao mundo dos smartphones. De um lado temos a Google que disponibiliza o seu sistema operativo para milhares de construtoras e do outro temos a Apple que controla com pulso firme cada bit e bite que compõem o seu sistema operativo, criando tanto o software como o hardware.

Com apenas 0.7% de representação, o Android 6.0 Marshmallow precisa de um milagre
Em suma, comparar estes dois sistema operativos é tecnicamente insensato mas bem sabemos que o senso comum leva a melhor vezes sem conta e, por vezes não arriscamos a pesar na mesma balança duas entidades tão distintas mas com papeis tão semelhantes.

Talvez queiras ver:

  • Casio lança smartwatch para actividades ao ar livre
  • Huawei aumenta em 70% os lucros na venda de smartphones em 2015
  • Apresentado o Samsung Galaxy TabPro S com Windows 10
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.