
Ao que tudo indica, é possível que os telemóveis Android passem a contar com um recurso bastante útil dos iPhones. No Android 17, poderá chegar uma nova funcionalidade que diminui o enjoo para quem usa o dispositivo em viagem.
Várias pessoas sentem dores de cabeça com telemóveis Android, quando andam de carro, por exemplo. A confirmar-se, espera-se que o recurso se vá chamar “Motion Cues”, conforme relata a Android Authority.
Um recurso que já não é propriamente novo
Há novidades que, por vezes, não têm muita utilidade prática para grande parte dos utilizadores. Não é esse o caso do “Motion Cues”, por razões óbvias. No sistema iOS 18, esta funcionalidade chama-se “Vehicle Motion Cues”.
No entanto, como recorda a mesma fonte de informação, já tinha sido lançada uma app para Android, em 2018, com o mesmo propósito. Chama-se “KineStop” e poderia ser usada em algumas aplicações escolhidas pelo próprio utilizador.
De qualquer maneira, há uma dúvida que fica no ar: porquê tão tarde? Isto porque, supostamente, a Google já estava a trabalhar nesta ferramenta em 2024, logo daria tempo para sair com o Android 16. No entanto, não foi isso que aconteceu.
Uma pesquisa de Assemble Debug, especialista em código, sugere que o adiamento pode ter a ver com uma falha importante na aplicação. Conforme é visível no vídeo em cima, os pontos de movimento não aparecem nas definições, na barra de status, ecrã de bloqueio, botões de volume, etc.
Para além disso, há uma questão que pode ser uma “dor de cabeça” para a Google. Ou seja, aparentemente, o Android não deixa que as apps atuem nos sítios mencionados no parágrafo anterior, por razões de segurança. Assim, para tornar o dispositivo mais seguro, a consequência é diminuir a eficácia deste recurso.
Nesta fase, sabemos que a Google está a trabalhar numa nova API que consiga conjugar o melhor dos dois mundos. A previsão é que esta funcionalidade anti-enjoos chegue já com o Android 17.