Android 15 pode trazer de volta widgets ao ecrã de bloqueio

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem uma mudança a caminho para os utilizadores de Android com a possível reintrodução de widgets no ecrã de bloqueio no Android 15. Esta funcionalidade foi removida há quase uma década no Android 5.0 Lollipop. Agora está prestes a fazer um regresso triunfal, segundo as últimas informações da versão beta do Android 14 QPR2 divulgadas pelo Android Authority.

Outrora o Android permitia a adição de widgets no ecrã de bloqueio. Esta foi uma característica popular introduzida no Android 4.2 Jelly Bean. No entanto, esta funcionalidade foi abandonada em versões subsequentes.

Pixel 8 Pro

Agora, com a evolução do sistema operativo e a personalização a ser cada vez mais valorizada pelos utilizadores, parece que a Google está pronta para trazer de volta esta característica útil e adorada no Android 15. Recorde-se que até já o iOS fornece esta possibilidade.

Android 14 QPR2 mostra evidências do regresso dos widgets ao ecrã de bloqueio

As evidências desta reviravolta surgiram na mais recente beta do Android 14 QPR2. Embora os detalhes completos de como os widgets no ecrã de bloqueio funcionarão no Android 15 ainda não estejam claros, há indícios de que a Google está a explorar novas formas de implementar esta funcionalidade.

Um dos métodos em desenvolvimento envolve a criação de um "espaço comum" acessível com um gesto de deslizar a partir da direita do ecrã de bloqueio. Este "espaço comum" poderá dar aos utilizadores uma maneira rápida e conveniente de aceder a informações importantes sem desbloquear o dispositivo.

Por exemplo, pode incluir widgets de calendário, relógio e informações financeiras. Ainda está em aberto se os widgets de terceiros serão suportados. Mas a inclusão de widgets da própria Google já é um avanço em termos de personalização e funcionalidade.

Além da potencial implementação no "espaço comum", o Android 15 pode também integrar widgets na funcionalidade "De relance" (At a Glance), já presente nos smartphones Pixel. Esta integração permitiria uma maior flexibilidade e personalização do ecrã de bloqueio e daria mais possibilidades ao utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.