Os utilizadores Android estão certamente familiarizados com o fenómeno do bloatware. Em causa, a pré-instalação de aplicações maioritariamente desnecessárias para o utilizador e, muitas vezes, ávidas consumidoras dos preciosos recursos dos nossos smartphones.
Com o Android 14, a Google dá mais um passo importante para diminuir o impacto que estas apps possuem nos equipamentos dos utilizadores. Com efeito, será mais fácil detetar e desinstalar este tipo de aplicações na nova versão do sistema operativo da americana.
Android 14 permitirá a desinstalação de apps pré-instaladas nos smartphones
O flagelo do bloatware diminuiu bastante nos últimos anos, porém, continua a ser uma realidade em alguns casos. Embora seja cada vez mais fácil desenvencilhar-nos destas aplicações, a Google mostra-se investida em facilitar ainda mais esse processo.
Com o lançamento do Android 14 é também implementado um novo menu que facilitará este processo. "Apps instaladas em segundo plano" é o novo menu a procurar na secção Aplicações nas definições do nosso smartphone.
Aí, segundo é agora avançado pelo programador Mishaal Rahman, serão listadas todas as aplicações instaladas sem intervenção direta do utilizador. Ou seja, aquelas que entram no nosso smartphone antes de chegar à nossa posse ou na sua configuração inicial, por culpa da fabricante ou operadora.
Além de discriminar todas as aplicações pré-instaladas no smartphone, será possível proceder à sua remoção caso o utilizador o deseje. Tudo para limpar esses equipamentos de apps de pouca ou nenhuma real utilidade.
Esta opção ainda não está ativa na primeira Developer Preview do Android 14 disponibilizada ontem. Porém, a expectativa é que a mesma integre a versão final do sistema operativo e que possa ser facilmente acedida pelos utilizadores.
Clonagem de aplicações também fará parte do Android 14
Ainda no capítulo das aplicações e das mudanças introduzidas pelo Android 14, teremos a possibilidade de clonar apps. Deste modo, será possível ter duas instâncias da mesma app a correr plenamente no nosso smartphone.
Será uma ferramenta útil para quem quiser usar duas contas do mesmo serviço. Por exemplo, ter duas versões do WhatsApp com diferentes contactos a correr no mesmo smartphone.
A clonagem de apps não é totalmente nova e já era possível alcançar com soluções de terceiros. Contudo, com o lançamento do Android 14, tal passará ser suportado nativamente pelo sistema operativo.
Editores 4gnews recomendam: