A próxima grande atualização do Android já está em desenvolvimento e conta com novos recursos cruciais para todos os utilizadores.
O Android 13 vai chegar ainda durante o ano de 2022 e de seguida vamos dar-te conta de algumas das principais novidades que esta atualização, com o nome de código Tiramisú, traz consigo.
Partilhar conteúdo media em dispositivos de terceiros
Ao nível de interface, o Android 13 pode trazer menos novidades que a atual versão 12, mas uma nova funcionalidade que permite que a música do teu smartphone seja "debitada" por uma coluna, assim que ambos os dispositivos se aproximam vai estar integrada.
Esta funcionalidade vem facilitar esta operação, uma vez que basta que o smartphone se aproxime da coluna, para de imediato surgir no ecrã a opção de a música ser ali reproduzida, a alto e bom som. Ao que tudo indica, a Google está a focar-se no áudio, mas podemos também antecipar, com alguma esperança, que um recurso semelhante seja disponibilizado para vídeo, permitindo a partilha com uma Smart TV.
Saliente-se ainda que a funcionalidade pode ser apenas compatível com equipamentos que integrem chip de banda larga, ou UWB, que ainda são escassos no ecossistema Android, mas com esta funcionalidade a Google pode estar a tentar massificar este padrão.
Economizar a vida útil da bateria
Outras das funcionalidades esperadas é a Economia de Recursos do Android (TARE) que reduz o consumo de energia, por parte das aplicações. De acordo com o site XDA DEvelopers, este recurso vai funcionar segundo um sistema de créditos. Cada aplicação tem um número de créditos de energia definido e, à medida que a energia da bateria se vai esgotando, o crédito de cada aplicação também é reduzido.
Nesse sentido, as aplicações vão ter de se preparar para esta funcionalidade, reduzindo a atividade quando há menos energia. Tal poderá passar por fecharem alguns processos que são menos úteis.
Mais segurança para proteger os utilizadores de ataques
Como não podia deixar de ser, o Android 13 pode também trazer melhorias na segurança. Neste caso específico, fala-se num suporte para o protocolo de criptografia de dados DNS sobre HTTPS (DoH), assim como em vários patches corretivos para vulnerabilidades identificadas.
Com estes recursos, a Google está a concentrar os seus esforços em proteger os utilizadores contra ataques conhecidos como "man-in-the-middle".
Mudar de conta de utilizador
Atualmente, o SO Android permite já aceder a várias contas de utilizadores diferentes num único equipamento. Mas parece que a Google quer otimizar o processo e espera-se que o Android 13 permita mudar de conta diretamente no ecrã de bloqueio, à semelhança do que já acontece com o Microsoft Windows.
Para já não se sabe se a Google irá disponibilizar esta funcionalidade apenas para os tablets, uma vez que este equipamento, geralmente, é que é usado por vários utilizadores; ou se também o fará para os smartphones.
A par deste recurso, pode também surgir a possibilidade de existirem opções de pagamento via NFC para perfis de utilizadores guardados no equipamento, que não sejam a conta principal.
Suporte para Bluetooth LE Audio
Segundo o especialista Mishaal Rahman, o Android 13 vai suportar Bluetooth LE Audio e na documentação AOSP já foi detetado que a Google adicionou codec LC3 às configurações do sistema e que este foi definido como opção prioritária.
O que significa que os smarphones compatíveis vão tentar estabelecer ligação, em primeiro lugar, com a conexão LE Audio. Esta novidade é importante no sentido de que o Bluetooth LE Audio oferece melhor qualidade som, consome menos energia e pode transmitir áudio, em vários fluxos, em simultâneo.
Como podemos ver, a Google está a apostar numa atualização bastante interessante ao nível das funcionalidades, depois de a atualização para Android 12 se concentrar mais na interface do utilizador.
Espera-se que a Google esteja a desenvolver mais recursos e ainda mais interessantes. Nós estaremos aqui para te dar conta de todas as novidades do teu próximo sistema operativo.
Editores 4gnews recomendam: