Youtube para Android testa funcionalidade potencialmente controversa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após vários meses de testes, a Google começou agora a disponibilizar uma nova funcionalidade para a aplicação Android do Youtube. A nova função dá pelo nome de Smart Downloads.

Tal como o nome indica, esta propõe-se a descarregar automaticamente vídeos para o smartphone do utilizador. Uma característica que certamente dividirá opiniões, sobretudo entre aqueles que detêm um equipamento com menor espaço de armazenamento.

Youtube irá decidir quais os vídeos preferidos e descarregá-los automaticamente

A novidade agora introduzida na aplicação do Youtube para o Android está a ser disponibilizada na Europa a todos utilizadores Premium do serviço. Outros mercados ainda aguardam por este lançamento.

Com os Smart Downloads, a app do Youtube passará a descarregar 20 vídeos por semana para o smartphone do utilizador. A seleção de vídeos será feita através de um algoritmo com base nas preferências do utilizador.

Todas as transferências serão feitas através de uma ligação Wi-Fi para não incutir despesas adicionais nos planos de dados dos utilizadores. Pretende, assim, colocar à disposição do utilizador conteúdo pronto a ser consumido mesmo offline.

A forma como a Smart Downloads será acolhida pelos utilizadores estará diretamente relacionada com a assertividade do seu algoritmo. Tudo dependerá do conteúdo descarregado e se o mesmo cumprirá efetivamente com as preferências do utilizador.

A Google aplicou um algoritmo semelhante no Youtube Music. As opiniões dos utilizadores desta plataforma foram positivas e conferem um presságio positivo à sua migração para a app normal do Youtube.

Contudo, esta pode ser uma funcionalidade frustrante para quem tiver um smartphone com menor espaço de armazenamento disponível. Ao serem descarregados 20 vídeos por semanas, há uma forte possibilidade de o espaço disponível esgotar-se rapidamente.

Para tentar colmatar esse problema, a Google aplicará avisos de alerta em situações que a memória interna disponível esteja prestes a esgotar-se. Um alerta que será dado antes de iniciar-se o processo de descarga dos vídeos.

Se estás interessado em usufruir desta novidade, deves ir a Definições e Testar novas funcionalidades. O conteúdo descarregado ficará disponível na tua página de downloads.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft Teams com nova funcionalidade útil para todos os utilizadores
  • Instagram volta a copiar o TikTok com esta funcionalidade
  • 18 apps Android premium temporariamente grátis na Google Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.