WhatsApp introduz funções mais pedidas pelos utilizadores na app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos mensalmente. Agora, a app de mensagens prepara a adição de novas ferramentas criativas a chegar em breve à app para Android.

Importa frisar que estas mesmas funções chegarão em ocasião posterior à aplicação para iOS (iPhone), ainda que possam demorar mais algumas semanas. Entretanto, estão já disponíveis na versão de testes (versão beta) para dispositivos Android.

As últimas adições à app de mensagens tornaram a plataforma mais segura, além de enriquecerem a experiência de utilização. Em simultâneo, há várias funções ainda em desenvolvimento, ao passo que outras chegam agora ao canal de testes.

Há novas ferramentas de criatividade a chegar à app WhatsApp

Tal como avança o portal WABetaInfo, o WhatsApp prepara dois novos pincéis para desenho nas opções disponíveis no editor de imagem da própria app. Isto permitirá, por exemplo, personalizar uma imagem antes de a enviar, ou compor melhor o Status.

Trata-se assim de um reforço para o editor de ficheiros multimédia, sejam imagens ou vídeo. Na prática, temos novos pincéis com diferentes pontas a variar em espessura e efeito de desenho. Note-se que até ao momento é possível mudar a cor do texto a desenhar com o pincél, mas sem ser possível alterar, por exemplo, a espessura dessa ferramenta de desenho.

Futuramente, no canal estável, e atualmente na versão beta para Android é assim possível escolher entre três predefinições de espessura para a ferramenta em questão. Algo que pode ser observado nos três botões indicados na imagem abaixo.

Funções já disponíveis na versão beta do WhatsApp para Android

A novidade introduzida, ainda que discreta, fará parte de um novo leque de opções de criatividade a caminho da app de mensagens para Android e iOS. Com efeito, é dito pelo portal supracitado que há vários novas ferramentas ainda em fase de preparação.

Ou seja, este novo trio de botões para selecionar a espessura do pincel de desenho é apenas a primeira etapa. Todavia, não sabemos quando as próximas opções de desenho chegarão ao canal beta da aplicação WhatsApp.

Entretanto, o rival Telegram continua a proporcionar um leque mais abrangente de opções de desenho para os utilizadores interessados. Não obstante, esta plataforma detida pelo grupo Meta continua a ser a solução mais popular também em Portugal.

Por fim, os utilizadores interessados e inscritos no programa beta podem já atualizar a sua app para Android e experimentar as novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme: a marca de smartphones preço / qualidade que desafia a Xiaomi
  • Redmi K50 Pro vai ter esta característica igual ao Xiaomi 12 e ao Realme GT 2 Pro
  • Google Pixel Notepad: o que já sabemos sobre o smartphone dobrável
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.