A Xiaomi tem um dos mais vastos portefólios de tablets e smartphones Android no mercado. Ou seja, manter todos os equipamentos com a mais recente versão do sistema operativo, neste caso o Android 13 da Google, não é tarefa fácil, mas temos boas notícias.
Para a fabricante chinesa isto significa trabalhar a sua interface própria, a MIUI, revestindo todos os aspetos do tablet ou smartphone Android. Atualmente, a mais recente versão desta UI é a MIUI 13 (Global), ainda baseada no Android 12, mas já há uma versão de testes para a MIUI 14 com Android 13.
Android 13 chega com a MIUI 14 a estes smartphones Xiaomi
- Xiaomi Mi MIX Fold
- Xiaomi Pad 5 Pro 5G
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Xiaomi Mi 11 Youth Vitality Edition
Para os modelos de smartphones supracitados, está já disponível uma versão de teste. Mais concretamente, a versão MIUI dev. version, tal como aponta a publicação IT Home.
Para além disso, a fabricante terá interrompido a distribuição de versões MIUI dev.version (de programador) baseadas no Android 12, passando estas a basear-se no Android 13. Mais concretamente, a data para esta mudança estará marcada para 28 de novembro,
Para o utilizador isto significa que a mais recente versão do sistema operativo está mais próxima, ainda que a sua chegada a Portugal só seja esperada para 2023. Entretanto, os utilizadores mais curiosos poderão lançar mão destas versões Dev.
Smartphones dobráveis e tablets a receber o Android 13
- Xiaomi Mi MIX Fold
- Xiaomi Pad 5 Pro 5G
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
Smartphone Xiaomi com direito à MIUI 14
- Xiaomi Mi 11 Ultra
- Xiaomi Mi 11 Pro
- Xiaomi Mi 11
- Redmi K40 Pro
- Xiaomi Mi 11 Youth Edition
- Xiaomi Mi 10S
- Redmi K40
- Xiaomi Mi MIX4
- Redmi K40 Game Plus
- Redmi Note 10 Pro
- Xiaomi Civi
- Redmi Note 11 Pro
- Redmi Note11 Pro+
- Xiaomi 12X
- Xiaomi Mi 10 Extreme Commemorative Edition
- Redmi K30S Extreme Commemorative Edition
- Redmi Note 9 Pro
- Redmi Note 9 4G
- Redmi 10X
- Redmi 10X Pro
- Redmi K30 Extreme Commemorative Edition
- Redmi Note 9
- Redmi Note 10
- Redmi Note 11 5G
- Redmi Note 11E Pro
Temos assim vários modelos que deixarão de receber versões beta baseadas no atual Android 12, transitando para a versão mais recente do sistema operativo a partir do final do mês.
Está assim aberto o caminho para a gradual distribuição da MIUI 14 aos utilizadores da marca e respetivos smartphones elegíveis para a nova versão do sistema. Chegamos, assim, ao último estágio dos testes internos do software.
Em suma, um grande número de modelos de produtos passará a testar o mais recente software e, com alguma sorte, no início de 2023 o utilizador global terá acesso à versão estável. Assim que tal suceder também o daremos a conhecer.
Editores 4gnews recomendam: