Android 10: como ter acesso à percentagem de bateria novamente

Bruno Coelho
1 comentário

Se já usas o novo Android 10 – por exemplo num Google Pixel –, terás notado algumas mudanças na barra de estado do teu dispositivo. Uma das alterações mais notadas é que a percentagem de bateria já não é mostrada no topo das definições rápidas.

Aquilo que os utilizadores vêm neste momento é uma estimativa de quanto tempo falta até o seu dispositivo ficar sem bateria. No entanto, para quem prefere ver a clássica percentagem, não é difícil voltar atrás.

Android 10 bateria
Android 10 mostra tempo de vida da bateria por defeito. Crédito: Android Police

Os passos a seguir:

A primeira forma de o fazer é abrir as ‘Definições’ e ir a ‘Bateria’. O que terás de fazer é ativar a opção de ‘Percentagem de Bateria’. Isso vai adicionar a percentagem à barra de estado, mas manter a estimativa no menu de definições rápidas.

Caso queiras que a percentagem esteja sempre visível, também podes tê-la. Para tal, abres as ‘Definições’ e escreves ‘saúde’ na barra de pesquisa. Carregas na opção ‘Serviços de Saúde do Dispositivo’, e pressionas o botão ‘Desativar’.

Neste caso, vais ver desativada a funcionalidade que gera a estimativa de bateria. O que verás a partir daqui é apenas e só a clássica percentagem a que estavas habituado nas versões anteriores do Android.

android 10 bateria
Android 10 com a opção por defeito (esquerda) e com a percentagem de bateria (direita). Crédito: Android Police

Esta é nova opção de tempo de vida de bateria (ao invés da percentagem) irá certamente agradar a alguns utilizadores. Sendo opcional, permite escolher-te o que mais te agrada. Espera-se os restantes fabricantes tragam esta opção nas suas user interfaces.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.