Android 10: como ter acesso à percentagem de bateria novamente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Se já usas o novo Android 10 – por exemplo num Google Pixel –, terás notado algumas mudanças na barra de estado do teu dispositivo. Uma das alterações mais notadas é que a percentagem de bateria já não é mostrada no topo das definições rápidas.

Aquilo que os utilizadores vêm neste momento é uma estimativa de quanto tempo falta até o seu dispositivo ficar sem bateria. No entanto, para quem prefere ver a clássica percentagem, não é difícil voltar atrás.

Android 10 bateria
Android 10 mostra tempo de vida da bateria por defeito. Crédito: Android Police

Os passos a seguir:

A primeira forma de o fazer é abrir as ‘Definições’ e ir a ‘Bateria’. O que terás de fazer é ativar a opção de ‘Percentagem de Bateria’. Isso vai adicionar a percentagem à barra de estado, mas manter a estimativa no menu de definições rápidas.

Caso queiras que a percentagem esteja sempre visível, também podes tê-la. Para tal, abres as ‘Definições’ e escreves ‘saúde’ na barra de pesquisa. Carregas na opção ‘Serviços de Saúde do Dispositivo’, e pressionas o botão ‘Desativar’.

Neste caso, vais ver desativada a funcionalidade que gera a estimativa de bateria. O que verás a partir daqui é apenas e só a clássica percentagem a que estavas habituado nas versões anteriores do Android.

android 10 bateria
Android 10 com a opção por defeito (esquerda) e com a percentagem de bateria (direita). Crédito: Android Police

Esta é nova opção de tempo de vida de bateria (ao invés da percentagem) irá certamente agradar a alguns utilizadores. Sendo opcional, permite escolher-te o que mais te agrada. Espera-se os restantes fabricantes tragam esta opção nas suas user interfaces.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.