Android 10 vai desativar a tua porta USB se estiver contaminada ou sobreaquecida

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google já lançou a versão estável do novo Android 10. Agora que o sistema operativo chegou aos dispositivos da linha Pixel e ao Essential Phone em versão estável, foi também partilhado o código-fonte da nova versão do Android. Quando isso acontece, começam a descobrir-se as novidades.

O fórum XDA Developers encontrou duas novas funcionalidades que são a deteção de contaminação e de sobreaquecimento da tua porta USB. A partir do Android 10, se o teu smartphones sofrer de um de um destes problemas, a tua porta USB será desativada, e recebes imediatamente uma notificação.

Como funcionam os novos alertas

A primeira funcionalidade promete desativar a tua porta USB se forem detetados líquidos ou sujidade. Serás imediatamente notificado de que esta foi desativada. Assim que esta se encontre livre de qualquer contaminação, o sistema vai novamente avisar-te de que já podes usar a porta normalmente.

A segunda funcionalidade pretende prevenir-te caso a tua porta USB esteja em sobreaquecimento. Assim que a tua porta Tipo-C atinja uma temperatura pré-definida vais receber um alarme onde serás convidado a retirar o cabo de carregamento.

Serás notificado se a porta atingir os 60 graus

Segundo o próprio código, a temperatura que o Android considera ser de “estado crítico” são os 60 graus. Aos 65º é considerado emergência. Esta será, no entanto, uma funcionalidade opcional.

O que se espera é que estas duas funcionalidades possam chegar a qualquer dispositivo com Android 10. Ambas irão prevenir que acidentes do passado possam repetir-se, bastando para isso que os utilizadores estejam atentos aos alertas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 10: atualização transforma diversos Google Pixel em 'pisa-papéis' durante horas a fio
  • Android 10 chega com um 'Easter Egg' bastante diferente! Descobre como activar
  • OnePlus 7 Pro é um dos primeiros a receber o Android 10 Open Beta! (download)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.