Amostras de asteroide Bennu pode explicar chegada da água à Terra

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A NASA revelou os resultados iniciais sobre as amostras do asteroide Bennu, recolhidas pela sonda OSIRIS-REx.

A primeira análise às amostras indica que estas são ricas em carbono e minerais argilosos com água que datam do nascimento do sistema solar. Esta descoberta pode explicar como a água terá chegado ao planeta Terra.

Amostras do asteroide Bennu contêm água com mais de quatro mil milhões de anos

Listen live: There were so many questions about the #OSIRISREx pristine asteroid sample revealed this morning to have high amounts of carbon and water that our scientists are back to share more of what we're learning. https://t.co/MlIbhiONsE

— NASA (@NASA) 11 de outubro de 2023

Tal como tinha prometido, a NASA divulgou os primeiros resultados das análises feitas às amostras recolhidos do asteroide Bennu pela sonda OSIRIS-Rex. As primeiras conclusões indicam que as rochas e solo recolhido são ricos em carbono e minerais argilosos.

Mas a informação mais relevante é que estes minerais argilosos contêm água, supostamente, da data de formação do nosso sistema solar. Dante Lauretta, investigador principal desta missão, explica que a “razão pela qual a Terra é um planeta habitável é porque temos oceanos, lagos e chuva com água como a que vemos em Bennu e que terá chegado ao nosso planeta há 4,5 mil milhões de anos”.

Mas tal descoberta não terá surpreendido os investigadores desta missão, visto que as moléculas de carbono e água encontradas são aquelas que a equipa esperava encontrar nestas amostras.

Estudo das amostras de Bennu pode evitar colisões entre asteroides e a Terra

imagem de investigadores a recolher as amostras do asteroide Bennu
Crédito@NASAGoddardSpaceFlightCenter

Saliente-se que estas são ainda as primeiras análises a serem partilhadas pela NASA. Nos próximos anos, a equipa, em conjunto com organizações de outros países, vai continuar a estudar mais detalhadamente os materiais encontrados.

O objetivo é perceber como aconteceu a formação do nosso sistema solar e como a água, um bem crucial para a vida, terá chegado à Terra. Numa perspetiva mais pragmática, o estudo destas amostras também visa encontrar uma forma de evitar futuras colisões de asteroides com o nosso planeta.

Ainda que só agora a NASA tenha partilhado estas conclusões, a sonda OSIRIS-Rex pousou no estado do Utah, EUA, no passado dia 24 de setembro, depois de ter viajado pelo espaço durante sete longos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt