AMD e Nvidia descem nas vendas no último trimestre de 2018

Bruno Coelho

O relatório pertence à empresa Jon Peddie Research e revela que o mercado das placas gráficas sofreu no declínio em 2018. Comparado com o ano anterior, o mercado desceu 3.3% e as vendas diminuíram 2.6%. À cabeça desta descida temos a Nvidia, mas a AMD não fica muito atrás.

O mercado das placas gráficas tem sofrido com excesso de inventário, algo que deve continuar a ser sentido durante 2019. Tendo em conta a situação da Intel neste mercado, a marca apenas desceu 0.67%.

amd nvidia

Inegavelmente, o maior tombo é o da Nvidia. No último trimestre de 2018, a marca teve um declínio de 7.62% nas suas vendas. Ademais, a AMD ficou-se nos 6.81% em termos de números negativos. A verdade é que 27.78% das vendas de sistemas têm uma placa gráfica não integrada, ou seja, menos 3.83% que no trimestre anterior.

AMD e Nvidia têm de melhorar este ano

Embora se lhe possam atribuir culpas, esta queda não pode apenas ser atribuída ao declínio da mineração de criptomoedas. A verdade é que tanto a Nvidia como a AMD falharam em 2018. Seja por problemas de inventário, ou porque não conseguiram ser competitivas, são a grande cara deste declínio de vendas.

Nvidia lança finalmente a sua gama-média GTX 1660 Ti amd

Ainda assim, é mais que certo que ambas as empresas têm boas coisas preparadas para os próximos tempos. Ou seja, podemos ter um volte face neste mercado. Do lado da Nvidia, temos as novas GTX 1600, enquanto que a AMD prometeu trazer para o mercado a Vega 20.

Em síntese, esta 'crise' pode ser momentânea e ultrapassável já durante este ano. Tanto a Nvidia como a AMD preparam propostas que parecem agradar ao mercado, e é de esperar que nos próximos meses isso se veja refletido nos números.

Editores 4gnews recomendam:

Radeon RX Navi devem suportar shading para aumento de performance

Huawei quer levar as câmaras slide para os seus gama média

Opinião: o grande problema dos smartphones dobráveis

Via / Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.