Backups do WhatsApp passam a contar para armazenamento gratuito Google

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem más notícias para os utilizadores Android que usam regularmente a aplicação WhatsApp.

A partir de dezembro, os backups desta aplicação vão passar a contar para o armazenamento gratuito que a Google disponibiliza. Por outras palavras, os backups desta app podem esgotar o espaço gratuito reservado para cada utilizador.

15 GB gratuitos vão guradar dados do Gmail, Google Fotos e backups do WhatsApp

imagem do logotipo do WhatsApp
Medida que agora vai ser aplicada aos equipamentos Android, está já em vigor no universo iOS Crédito@dimasolomin/unsplash

A Google vai transportar a medida em vigor no iOS para o universo Android. Os 15 GB gratuitos de armazenamento em nuvem da Google vão passar a guardar dados do Gmail, Google Fotos e backups do WhatsApp.

Para os utilizadores que não têm um plano de assinatura paga para uma maior capacidade de armazenamento, as consequências desta medida são claras. Os backups do WhatsApp podem esgotar, muito rapidamente, o espaço gratuito em nuvem.

Até agora, esta medida abrangia apenas utilizadores iOS, mas a partir de dezembro vai também afetar os utilizadores do universo Android.

Medidas para evitar esgotar o armazenamento gratuito em nuvem

Os utilizadores com históricos extensos na aplicação WhatsApp vão ter de considerar algumas soluções que evitem esgotar o armazenamento gratuito em nuvem. Por exemplo, podem cancelar a opção de backups em nuvem.

Para isso devem navegar até ao menu Definições, selecionar Conversas, depois Cópia de segurança. Aqui selecionam Copiar para o Google Drive e das opções disponíveis escolher Nunca. Mas atenção optar por esta solução significa que, caso o smartphone seja perdido ou danificado, todos os dados relacionados com o WhatsApp não são recuperados.

Uma outra solução é os utilizadores apagaram de forma manual e frequente os ficheiros recebidos por WhatsApp. Esta opção implica que o utilizador invista o seu tempo e que faça uma escolha criteriosa de todos os ficheiros recebidos.

Uma terceira solução é guardar todos os ficheiros recebidos via WhatsApp num equipamento de armazenamento externo. Neste caso, o utilizador até pode aproveitar e transferir também ficheiros do Google Fotos para que também estes não ocupem espaço no armazenamento gratuito.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt