Amazon Fire TV Stick 4K com Android TV? Não é fácil, mas possível

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Amazon Fire TV Stick 4K é um produtos focados em streaming mais interessantes do mercado, para quem quer gastar pouco. Mas a sua experiência de software mais limitada pode não agradar aos maiores entusiastas tecnológicos que apreciam a liberdade de produtos com Android TV como a Xiaomi Mi Box.

Estes produtos da Amazon contam com Fire OS que, para todos os efeitos, é baseado no Android. Graças a um membro da comunidade do XDA-Developers, é agora possível mudar a sua user interface para uma experiência de Android TV.

Aspeto do Android TV na Amazon Fire TV Stick 4K de 2018
Aspeto do Android TV na Amazon Fire TV Stick 4K de 2018. Crédito: XDA-Developers

Instalar o Android TV no Fire TV Stick 4K é um processo moroso

O membro do fórum XDA “burcbuluklu” conseguiu instalar o Android TV no seu Amazon Fire TV Stick 4K lançado em 2018. E embora não seja um processo fácil, também o poderás fazer com algum conhecimento e vontade.

Tal como é referido pela fonte, é necessário um monitor ou televisão, uma PEN formatada para Fat32, teclado, rato e um adaptar OTG. Será necessário desbloquear o bootloader e de seguida usar a TWRP (custom recovery).

Descarrega-se posteriormente a ROM e extrai-se para a pasta de backup da TWRP na tua pen USB. Terás de fazer uma reposição de fábrica diretamente da TWRP e restaurar o que gravaste na pen.

Depois deste processo terás acesso à experiência de Android TV com o velhinho Android 7.1.2. E ao que é avançado pelo utilizador do XDA, a Google Play Store e principais serviços parecem funcionar. No entanto, funcionalidades como a Google Assistant não ficam ativas.

Este não é de todo um processo fácil, e deves ter o conhecimento necessário antes de proceder a qualquer alteração do Fire Stick TV 4K. Este é um artigo feito no âmbito da curiosidade, e poderás consultar uma exposição detalhada a partir desta fonte.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.