Amazon desenvolve método para deixar a Alexa mais inteligente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A equipa da Amazon que desenvolve a Alexa está a trabalhar num novo método que pretende melhorar a forma como a assistente virtual responde a questões mais complexas. O novo método combina pesquisa de texto e um gráfico de conhecimento personalizado.

Esta nova abordagem foi partilhada pelo líder da equipa de Inteligência Artificial da Amazon – Abdalghani Abujabal – no blogue da empresa. A assistente vai assim combinar dois métodos normalmente competidores, e a publicação sugere um cenário de questão do utilizador:

“Qual dos filmes de Nolan ganhou um Oscar mas falhou o Globo de Ouro?”

Esta é uma questão de fácil compreensão para um humano, mas que contém armadilhas propositadas. Em primeiro lugar será necessário que seja identificado quem é “Nolan” – o realizador Christopher Nolan.

Depois, a assistente terá de perceber que este é realizador, já que não uma referência direta. E perceber que depois que filmes realizou. Ao fazê-lo, terá de cruzar referências para aqueles que ganharam um Oscar e também ganharam um Globo de Ouro.

Só depois disso a Alexa irá identificar os filmes que estarão presentes na lista A (Óscares), mas não na lista B (Globos de Ouro). Para tal, o sistema usa métodos relativamente simples para responder à pergunta.

Na sua abordagem à questão do utilizador, a Alexa vai procurar pistas na estrutura das frases, aliando pesquisa e gráfico de conhecimento. Depois da classificação dos dados, a Alexa acaba por chegar à resposta “A Origem (Inception)”. A nova abordagem vai continuar a ser trabalhada, para facilitar ainda mais a vida de quem usa a Alexa. Caso tenhas curiosidade em conhecê-la ao pormenor, podes consultar o blogue da Amazon Alexa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Inteligência Artificial da Amazon irá reconhecer emoções e não só discurso
  • Amazon tem funcionários a ouvir o que dizes à Alexa, mas não é a única
  • Erro no Amazon Prime Day coloca câmaras premium abaixo dos 100 dólares
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.