É já no final de setembro que a Amazon parte à conquista do espaço com o lançamento do seu primeiro par de satélites.
A gigante de retalho quer concorrer diretamente com a SpaceX de Elon Musk na área de fornecimento de Internet, a nível global.
Em 2026, Amazon tem que ter 1600 satélites a funcionar
A 26 de setembro, a Amazon vai lançar para o espaço o seu primeiro par de satélites do programa Kuiper que tem como missão fornecer serviço de Internet, a nível global. Um porta-voz da empresa comunicou que o lançamento será feito num foguete diferente do previsto.
Agora, os satélites vão embarcar no Atlas V da joint venture Boeing-Lockheed United Launch Alliance. Anteriormente estava previsto que os equipamentos fizessem a viagem espacial num foguete Vulcan da ULA.
No entanto, atrasos no próprio Vulcan levaram a Amazon a alterar os seus planos para evitar mais atrasos no seu calendário “apertado” para o projeto Kuiper. Por imposição regulatória, em 2026 a Amazon tem de ter a funcionar 1.600 satélites dos 3.200 acordados.
Mas a Amazon ainda vai utilizar o Vulcan da ULA. Assim a empresa resolva os problemas verificados nos testes de lançamentos feitos até ao momento. Se tudo ficar corrigido, no quarto trimestre de 2023, este foguete levará para o espaço mais equipamento da Amazon.
Foi em 2018 que a Amazon formou o projeto Kuiper com o objetivo de fornecer banda larga através de uma rede de satélites que funcionasse como alternativa às opções tradicionais. A rede Amazon vai contar com 3.236 satélites para conseguir fornecer serviço de Internet em áreas mais remotas.
Até agora, a Amazon não divulgou os planos de preços para este serviço, adiantando apenas que vai disponibilizar também planos económicos. Saliente-se ainda que o novo serviço da Amazon vai competir diretamente com o Starlink de Elon Musk, o que pode vir a originar muitas publicações na rede social X.
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