“Alexa, vais ter um novo concorrente da LG!”

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

No início de 2024, durante a CES, a LG tinha deixado no ar a sua intenção de lançar um novo ‘hub inteligente’, entrando assim no mercado das plataformas para ligação e controlo de diferentes dispositivos eletrónicos domésticos.

A ideia vai finalmente passar à prática através do ThinQ ON, um ‘smart home hub’ em forma de pequeno disco branco, com o qual o fabricante prevê 'brindar’ o mercado com um novo concorrente à plataforma Alexa e às soluções de outros fabricantes.

O anúncio está previsto para a segunda semana de setembro, durante a IFA de Berlim, um dos maiores eventos mundiais dedicado à eletrónica de consumo, que se realiza entre 6 e 10 do próximo mês.

O Think ON é o novo ‘hub inteligente doméstico’ da LG
O Think ON é o novo 'Hub doméstico inteligente' da LG.
Imagem: LG, via The Verge

Solução ‘inteligente’ multimarca

Apesar de a LG possuir um portefólio de produtos tecnológicos que justificaria, por si só, o lançamento de um hub para assegurar a sua interligação e controlo, o ThinQ ON será compatível com dispositivos de outras marcas.

Segundo um artigo do The Verge, o novo ‘hub inteligente’ estará baseado nos protocolos Thread, Matter e Wi-Fi, funcionando sobre a plataforma ThinQ, da própria LG, já usada em muitos dispositivos eletrónicos - de televisores, frigoríficos ou notebooks, a máquinas de lavar, pequenos eletrodomésticos ou smartphones, por exemplo.

O ThinQ ON funciona sobre a plataforma ThinQ
O ThinQ ON funciona sobre a plataforma ThinQ, já usada pela LG em muitos dos seus dispositivos eletrónicos.
Imagem: LG

O ThinQ ON irá usar a solução LG Affectionate Intelligence, que basicamente recolhe Informações de milhões de dispositivos inteligentes LG em todo o mundo, de forma a criar padrões de utilização cada vez mais adequados a cada tipo de utilizador.

Além de permitir a ligação dos dispositivos, a sua monitorização, configuração e controlo, o novo ThinQ ON integra um assistente de voz por IA, com o qual os utilizadores poderão interagir.

O fabricante garante que o novo 'hub’ possui a capacidade de ‘entender’ linguagem natural, interpretar contextos e aprender as preferências dos utilizadores, ao mesmo tempo que está preparado para receber futuras atualizações.

Para já a LG não divulgou o preço e a disponibilidade previstos para o ThinQ ON, sendo de esperar que avance com mais pormenores durante a IFA.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.