ALERTA Xiaomi: update MIUI 12 coloca os Redmi Note 8 Pro em 'bootloop'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi continua a atualizar vários dos seus smartphones com a MIUI 12, um processo gradual e faseado que eventualmente fez chegar o problemático firmware com o número de compilação V12.0.3.0.QGGEUXM ao Redmi Note 8 Pro.

Ainda que as atualizações, por via da regra, tragam novas funções e melhorias de segurança aos smartphones a que se destinam, por vezes surgem erros inesperados. Infelizmente, esta é uma dessas instâncias, com a atualização a condenar o smartphone Xiaomi.

Não atualizem o Redmi Note 8 Pro para a MIUI 12

Acima podemos ver os efeitos da compilação V12.0.3.0.QGGEUXM para os Redmi Note 8 Pro na Europa. Note-se que esta é a compilação em circulação também em Portugal, podendo causar falhas graves no normal funcionamento do produto.

Vale ser dito que nem todas as unidades do Xiaomi Redmi Note 8 Pro são igualmente afetadas. Isto é, pode ser que a atualização MIUI 12 seja corretamente instalada e funcione na perfeição, mas existe um perigo bem real de esse não ser o caso.

As queixas fazem-se sentir nas redes sociais

Essa Miui 12 foi tão cagada que a Xiaomi vai dar um upgrade pro A11 que nem tava previsto pq a Miui no a10 principalmente no Redmi Note 8 e 8T tá toda cagada.Isso que dá lançar 150 aparelhos por ano. pic.twitter.com/JivVtmConL

— LeoLourenco (@LeoDant3) 28 de dezembro de 2020

A atualização para a MIUI 12 tardava em chegar a este dispositivo móvel de 2019, mas agora que chegou, revela-se uma dor de cabeça para alguns utilizadores. Ainda que não afete todas as unidades, o simples facto de afetar algumas já é gravoso o suficiente.

Relatos como este começam a tornar-se populares, com mais vídeos a chegar ao YouTube e ao Twitter, entre outras redes sociais, mas com alguns utilizadores a apontar que uma reposição de fábrica resolverá os problemas, mas nem sempre.

É melhor aguardar até que a Xiaomi corrija o lapso

Xiaomi Redmi Note 8 Pro
O Redmi Note 8 Pro foi anunciado em agosto de 2019.

O smartphone de gama média continua a ser uma aposta sólida com o processador Helio G90T da MediaTek. Até ao momento, contudo, não sabemos o que terá causado esta falha catastrófica nas unidades em que se verifica o bootloop.

Note-se que nessas instâncias o smartphone fica preso no ciclo de arranque inicial, impedindo o utilizador de aceder corretamente ao mesmo. Numa última nota, referimos que os problemas estão a ser apontados desde o dia 27 de dezembro.

Até ao momento a Xiaomi não se pronunciou sobre o problema. Aguardamos agora por uma atualização retificativa para que os utilizadores do Redmi Note 8 Pro possam finalmente usufruir da MIUI 12.

Até lá, não atualizem este dispositivo móvel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.