Alerta WhatsApp: versão rosa é a nova burla na app de mensagens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há um novo engodo a tentar aproveitar-se da boa-fé dos mais de dois mil milhões de utilizadores da app de mensagens mais popular do mundo (dados da Statista). O WhatsApp continua a ser um alvo extremamente apetecível para piratas informáticos ou hackers.

Com a simples promessa de ser possível descarregar, instalar e usar uma versão cor-de-rosa do WhatsApp, o utilizador incauto pode ser levado, seja pela curiosidade ou outra motivação, a experimentar esta "novidade". Cuidado, é a nova burla a circular!

WhatsApp em versão rosa? Não, isto é uma burla perigosa!

As vítimas desta nova burla não só podem ficar sem o acesso à conta, sendo-lhes a mesma "roubada", como ficarão expostos à recolha e apropriação indevida dos contactos e outras informações que possam ser extraídas a partir da conta do WhatsApp.

O alerta foi dado por Rajshekhar Rajaharia, especialista na área da cibersegurança, que publicou no seu perfil Twitter uma descrição da nova burla, bem como alguns cuidados a ter. O mais fulcral sendo - não instalem, sob circunstância alguma, a dita versão rosa.

Este mesmo aviso foi, entretanto, divulgado pelos mais variados meios de comunicação, desde a publicação internacional Tugatech. A fim de se assegurar o bem-comum, importa partilhar ao máximo este aviso.

O mais recente malware a grassar na app de mensagens do grupo Facebook

Este scam alicia os utilizadores com a opção de personalizar a cor da app, neste caso para rosa. No entanto, mais não é que um vetor de ataque de software malicioso, ou seja, um ponto de entrada para malware no smartphone.

Após a instalação do WhatsApp rosa, o utilizador de boa-fé é levado a crer que existe uma atualização (update) urgente para a aplicação. Em seguida é-lhe fornecido um link para que possa receber as novidades, sendo esta a perigosa "argola".

Caso caiam neste esquema podem perder o acesso à conta de WhatsApp, além de a mesma ser usada indevidamente. É um novo ataque perigoso, uma tentativa de burla e acesso indevido aos dados do utilizador. Mais uma vez, não o instalem.

Na eventualidade de o terem feito, consciente ou inconscientemente, eis o que fazer:

  1. Remover (desinstalar) o WhatsApp rosa do telefone
  2. Terminar a sessão em todos os computadores ou dispositivos com o WhatsApp Web ativo
  3. Limpar a cache do browser / navegador utilizado
  4. Confirmar as Permissões de todas as aplicações (Android)
  5. Caso detetem alguma aplicação com acesso indevido ou suspeito, revoguem-na.

O WhatsApp está disponível em verde - e apenas em verde. Apesar de existirem aplicações de terceiros como o GB WhatsApp, ou WhatsApp Plus que prometem uma maior personalização para a app de mensagens, a empresa não as admite.

Aliás, tal como demos a conhecer, o uso dessas apps de terceiros e versões modificadas da app pode levar à suspensão ou bloqueio da conta.

Em síntese, esta é a mais recente ameaça à segurança dos seus utilizadores. Ainda recentemente, demos a conhecer outra falha, potencialmente danosa e que pode privar os utilizadores do acesso à sua conta.

Na eventualidade de receberem alguma ligação suspeita, não cliquem na mesma. Mantenham as instalações limitadas à Google Play Store para Android, ou App Store, para iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome 90: tira proveito da melhor novidade para o browser
  • Banido do WhatsApp sem saber porquê? Esta pode ser a razão!
  • Xiaomi: lista de smartphones que vão receber a MIUI 12.5 em breve
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.