Alemanha prepara-se para banir a Huawei e ZTE das suas redes 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nação germânica estará a preparar-se para banir os componentes feitos por empresas chinesas como a Huawei e ZTE que atualmente fornecem componentes para a infraestruturas de redes 5G. A segurança nacional é a rácio invocada pela Alemanha.

Perante tal premissa, o governo federal alemão almeja agora reformular toda a infraestrutura de redes e telecomunicações. Numa altura em que o padrão de redes 5G é a norma em crescimento e implementação, os componentes chineses serão "limpos" do sistema.

Alemanha revê o seu plano de desenvolvimento das redes 5G

Alemanha

As notícias foram avançadas por um porta-voz do Ministério do Interior da Alemanha. Ao que tudo indica, o governo estará a encetar vários esforços de revisão do atual plano de telecomunicações, redes e sistemas para eliminar potenciais ameaças.

Porém, como afirmou o porta-voz, não foram identificadas marcas ou empresas em particular, englobando-se, sim, todas as fabricantes sediadas na China. Naturalmente, a Huawei e a ZTE enquanto principais fornecedoras de componentes de redes seriam as mais afetadas pela imposição.

Tal como avança a publicação South China Morning Post, o governo alemão revê todas as etapas do seu sistema de redes e telecomunicações. Em simultâneo, revê também a sua relação comercial com a China, uma das principais parceiras comerciais de importações e exportações.

Operadoras de telecomunicações podem ser obrigados a remover componentes já instalados

O bloqueio governamental fundamenta-se nos receios com a segurança nacional alemã face aos laços estreitos entre as empresas chinesas e o Partido Comunista Chinês (PCC).

Indo mais além, a Alemanha teme que nestes componentes da Huawei, ZTE e demais empresas chinesas estejam presentes backdoors ou meios de acesso e possível sabotagem das vitais redes de comunicação.

Por outras palavras, a Alemanha teme uma eventual ingerência da China nas redes 5G do seu país. Perante isto, o governo alemão, em declarações prestadas por um porta-voz à agência Reuters, revê todos os pontos da sua atual relação comercial com a China.

A Huawei, ZTE e o próprio governo da China negam perentoriamente estas alegações. A propósito, referem-se a tal postura como "Protecionismo económico" e a vontade de prejudicar as rivais chinesas.

Alemanha tornou-se mais dependente da Huawei entre o 4G e o 5G

Germany's government is planning on forbidding telecoms operators from using certain components from Chinese companies Huawei and ZTE in their 5G networks https://t.co/3necdhHRG0 pic.twitter.com/M4QgNNPmps

— Reuters (@Reuters) 7 de março de 2023

Em 2021 a Alemanha aprovou legislação específica para promover a segurança cibernética e incentivar o desenvolvimento das infraestruturas de redes 5G. Já então foram levantados entraves às fabricantes chinesas, mas abstendo-se de banir fabricantes como a Huawei e ZTE, entre outras.

A recente tomada de postura do governo alemão prevê a possibilidade de os atuais componentes fabricados por empresas chinesas, já aplicados nas suas redes, sejam removidos e substituídos por componentes de "maior confiança".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.