iPhone 14: comunicações por satélite chegam a Portugal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple anunciou que a funcionalidade comunicações por satélite está agora disponível em mais regiões da Europa.

Mais seis países podem agora fazer uso de uma das grandes novidades do iPhone 14 e Portugal é um dos felizes contemplados.

Comunicações por satélite no iPhone 14 estão agora disponíveis em Portugal

iPhone 14
A Apple acaba de disponiblizar as comunicações por satélite em mais seis países europeus Crédito@Apple

A funcionalidade comunicações por satélite foi uma das grandes novidades da série iPhone 14. Mas na altura do seu lançamento, o recurso não estava disponível em todos os países em que os modelos estavam a ser disponibilizados.

A empresa de Cupertino, na altura, esclareceu que ao longo do ano seguinte, a funcionalidade seria disponibilizada, de forma gradual, em mais regiões. Na segunda vaga de disponibilidade, a Apple fez chegar o recurso aos primeiros países europeus e agora acaba de ativar a terceira vaga para a funcionalidade.

Desta vez, são seis países europeus que recebem a boa notícia e Portugal está incluído na lista. Os restantes cinco são a Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda. Diz a Apple que ainda durante este mês, os utilizadores do seu smartphone podem fazer uso do recurso.

Recorde-se que até agora, as comunicações por satélite estavam disponíveis nos EUA, Canadá, França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.

O recurso comunicações por satélite está disponível em todos os modelos da série iPhone 14 e permite que os utilizadores se liguem à rede da Globalstar para enviar mensagens de texto (SMS) aos serviços de urgência, em zonas sem ou com fraca cobertura de rede móvel.

Como funciona o recurso comunicações por satélite

Na área online de suporte ao cliente, a Apple explica, através de vários passos, como os utilizadores podem enviar a sua localização, através da funcionalidade comunicações por satélite.

Reproduzimos aqui, tal como está escrito no site da Apple, todos os passos indicados pela marca:

  • Certifique-se de que está no exterior, com uma visão clara do céu e do horizonte. Caso tenha muita folhagem acima de si ou outras obstruções, poderá não conseguir estabelecer ligação a um satélite.
  • Abra a aplicação Encontrar e, depois, toque em “Eu” na parte inferior do ecrã.
  • Toque em “Enviar a minha localização”. (em “A minha localização por satélite”) e, depois, siga as instruções apresentadas no ecrã.
  • Caso necessite de se virar para a direita ou para a esquerda para estabelecer ligação a um satélite, o iPhone dá indicações; basta seguir as instruções apresentadas no ecrã.
  • Nota: enviar a sua localização por satélite pode demorar alguns minutos; continue a seguir as instruções no ecrã até a mensagem ser enviada.
  • Pode enviar a sua localização uma vez de 15 em 15 minutos. Quando envia a sua localização por satélite não vê a localização do seu amigo na aplicação Encontrar.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt