Afinal porque é que usamos o "i" antes de "iPhone"?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Não é novidade nenhuma que a Apple se entranhou no nosso dia a dia. Frequentemente, ouvimos falar de iPads, de iPhones, no entanto, fica a curiosidade: de onde vem o "i"? O que significa? Possivelmente já te terás questionado sobre isso. Para chegar à resposta, é preciso recuar um bocadinho no tempo.

Em 1997, a Apple estava perto da falência. Isto até que Steve Jobs desenvolveu o iMac, o computador que acabou por salvar a empresa. O iMac, na altura, serviu como uma espécie de rampa de acesso para a Internet. Posto isto, se repararmos, Internet começa por "i". Assim, de forma a ligar os dois conceitos, o prefixo "i" passou a ser adotado em muitos produtos da Apple.

O "i" representa Internet e outras quatro palavras: individualidade, instrução, informação, inspiração

Tudo isto, porque na altura foi um salto gigante na tecnologia, em direção a um melhor uso da Internet. No entanto, atenção! Não é só por isto que existe o "i" antes de iPhone, iPad e outros. De acordo com Steve Jobs, o "i" também representa a individualidade, instrução, informação e inspiração.

Steve Jobs Antigo
Steve Jobs (via Youtube)

E por falar em iPhones, sabes que nomes é que se chegaram a pensar dar a este? Terão sido discutido outros nomes para o gadget, como Mobi, TriPod, Telepod, ou até mesmo iPad. Já viste se agora o iPhone, afinal se chamasse iPad?

Hoje em dia, todos sabemos que a ideia de individualidade (e não só) de Steve Jobs continua bem presente, tanto que é uma das principais imagens de marca da Apple. Comparar a capacidade tecnológica da marca, hoje em dia, com a dos seus primórdios, representa uma diferença abismal, no entanto pode ser sempre interessante conhecer o passado, para compreendermos algumas denominações básicas do presente.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.