A ressurreição do HTC HD2 com Android Marshmallow

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A popularidade de um smartphone pode ser determinada por muitos fatores. No caso do HTC HD2 são as modificações. O HTC HD2 é um terminal lançado em 2009, originalmente com o Windows Phone 6.5. Curiosamente, ao longo dos anos, foi bem recebido na comunidade de programadores, que continuam a desenvolver ROMs para o dispositivo. Este smartphone já correu múltiplas versões do Windows Phone, Firefox OS e Android.

O historial Android deste terminal passou, por sua vez, pelo Android Eclair, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e agora, Marshmallow. Claro que Android 6.0 Marshmallow num smartphone com 6 anos de idade é uma experiência apenas para os mais pacientes. O HTC HD2 a correr Marshmallow permite usar o ecrã, Wi-Fi e áudio e fica por aí. De resto é lento e tem vários bugs.

O HD2 tem umas especificações que, com os padrões de hoje em dia, são considerados arcaicos. Conta com um processador single-core de 1Ghz Scorpion da Qualcomm e apenas 448MB de memória RAM. Juntando-se a isso um ecrã de 4.3 polegadas com resolução de 800 x 480, encontra-se bem longe dos titãs atuais.

Apesar disto tudo continua a ser interessante um aparelho tão antigo ainda suportar um sistema operativo recente. Coloca a nossa visão realmente em perspetiva sobre o avanço estrondoso que os smartphones tiveram na última meia década.

Talvez queiras ver:

  • Sony compra o departamento fotográfico da Toshiba por 155$ milhões
  • Sony: vais poder escolher as “apps” que realmente queres ter na UI Xperia Android 6.0 Marshmallow
  • D€AL ALERT: XIAOMI MiPad 2 com SoC Intel Atom X5, 2GB RAM e Android 5.1 por 188€

;)

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.