A origem dos automóveis: como era o primeiro carro do mundo?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, a indústria automóvel está cada vez mais evoluída. Atualmente, o dia a dia é pautado por invenções constantes, mas nem sempre foi assim. Posto isto, como é que achas que era o primeiro automóvel do mundo?

Desde já, há teorias diferentes sobre o assunto. Tal como refere o History Channel, há historiadores que referem que o primeiro carro foi concebido por Nicolas-Joseph Cugnot, em 1769. A mesma fonte de informação sugere que o engenheiro militar francês concebeu um triciclo movido a vapor. Diz-se que este servia para carregar artilharia.

O veículo de Cugnot circulava a 3,65 quilómetros por hora

Mercedes Benz
Benz Patent-Motorwagen

Sobre o veículo, sabia-se que a roda da frente era responsável por funções de direção. O History Channel refere que este andava a uma velocidade de 3,65 quilómetros por hora. As viagens, supostamente, duravam um tempo máximo de 15 minutos e levavam, no máximo, quatro passageiros a bordo.

A designação atribuída à criação de Cugnot era fardier à vapeur. Depois de cada viagem, aquele que muitos consideram o primeiro automóvel da história precisava de parar algum tempo, para poder circular novamente.

Apesar de, para a época, se tratar de uma invenção relevante, o fardier à vapeur de Cugnot revelava-se pouco eficiente. A circulação em estrada normal era difícil, sendo que, apenas alguns anos mais tarde, se começou a pensar em carros movidos a gasolina.

Coloca-se a possibilidade de Benz e Daimler terem registado a patente no mesmo dia

Trata-se de um dado curioso, mas de acordo com a mesma fonte de informação, Friedrich Benz e Gottlieb Daimler registaram as suas patentes no mesmo dia. Se assim terá sido ou não, existem várias versões sobre o mesmo assunto. A versão mais popular refere até que o primeiro terá sido Benz e, só depois, passado pouco tempo, Daimler fez o registo.

Contudo, o History Channel sugere que ambos os registos terão sido feitos a 29 de janeiro de 1886, em cidades diferentes na Alemanha.

Na altura, os veículos de Benz e de Daimler distinguiam-se por dois motivos diferentes. O primeiro veículo, chamado Benz Patent-Motorwagen, teria sido o primeiro a combinar um motor de combustão interna com um chassi integrado. Já o segundo, o Daimler Motorized Carriage, teria sido o primeiro carro de quatro rodas, com “o primeiro motor de gasolina a alta velocidade” (via History Channel).

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.