A época da Apple chegou ao fim: a visão de Peter Thiel, co-fundador do PayPal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Peter Thiel, multimilionário, co-fundador do PayPal, membro da administração do Facebook e investidor de risco está bastante cético quanto ao futuro da Apple.

Este senhor, também conhecido por "Don da máfia do PayPal" em declarações recentes ao New York Times (Prémios 4gnews – As escolhas do público Quando lhe perguntaram se a época da Apple chegou ao fim, Peter Thiel respondeu:

-Confirmo. Já sabemos qual é o aspeto e funções de um smartphone. A culpa não é de Tim Cook mas não é uma área onde se possa esperar mais inovação.

Para Peter Thiel a Apple confia demasiado no seu iPhone, o que tem provado ser uma escolha certa a nível de lucros, uma vez que 60% de todas as receitas da Apple provêm das várias versões do icónico iPhone.

Contudo, o seu ponto de vista assenta no facto de em 2016 os lucros da Apple terem caído pela primeira vez em 14 anos, sendo também o ano em que as vendas do iPhone começaram a abrandar.

Apple: o Futuro

Apesar deste mau augúrio, a empresa de Tim Cook, Jony Ive, Phil Schiler e companhia limitada apresenta uma enorme reserva de fundos, fruto de anos a fio de crescimento e aumento dos lucros.

Além disso, 2017 deverá ter algumas surpresas no que à Apple diz respeito, uma vez que se celebram os 10 anos sobre o lançamento do primeiro iPhone. O iPhone 8, ou Apple iPhone 7s poderá vir equipado com um ecrã OLED com margens curvas, carregamento sem-fios e toda uma panóplia de novidades a nível de câmara e respetivo software.

Contamos com, pelo menos, uma versão mais ousada do próximo iPhone e com dois modelos mais conservadores. Os tamanhos de ecrã mais prováveis serão de 4.7 e 5.5 polegadas, o atual padrão da marca.

No decurso desta entrevista prestada ao NYT, o magnata Peter Thiel pronunciou-se ainda quanto ao assustador poder que a Google adquiriu durante a administração Obama, para além de refutar a ideia de que o Facebook se tornou numa agência de notícias.

A história foi bastante benévola para com a Apple, tendo a sorte favorecido a audácia de Steve Jobs, sendo o seu legado preservado pela cuidadosa gestão de Tim Cook.

Sinto que a atual receita do iPhone começa a ficar gasta. O seu software, esse continua inatacável mas, principalmente agora que a Pixel, Cupertino terá de se re-inventar.

Talvez queiras ver:

Prémios 4gnews – As escolhas público são:

Prémios 4gnews – As escolhas dos editores são:

Huawei marca apresentação no MWC, Huawei P10 a caminho?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.