10 novidades já disponíveis com a nova atualização do Telegram

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O Telegram é o maior rival do WhatsApp enquanto plataforma de comunicações instantâneas e app de mensagens e chamadas através da Internet. Agora, a plataforma recebe um leque de novidades particularmente notável que vêm melhorar as suas funcionalidades e utilidade geral.

A cada nova atualização esta plataforma ganha sempre opções dignas de nota e no mais recente pacote de melhorias temos precisamente isso. Atualmente em distribuição, estas são algumas das principais novidades a caminho do Telegram.

1. Alertas e toques de notificação personalizados

Em primeiro lugar temos a possibilidade de tornar qualquer som num toque de notificação. É uma das maiores opções de personalização para o funcionamento do Telegram, entregando aos utilizadores a possibilidade de escolher novos tons de toque.

Tudo o que precisam de fazer é selecionar o ficheiro de áudio, pode mesmo ser uma mensagem de voz ou clip de voz (áudio) e converter o mesmo num tom de alerta para um determinado chat ou janela de conversação.

Em suma, a palavra-chave é a personalização, entregue indubitavelmente aos utilizadores do Telegram. Mais precisamente os sons podem ser arquivos de áudio, ou mensagens de voz de até 5 segundos e 300 KB de tamanho.

2. Tempos de "Silêncio" personalizado no Telegram

Importa notar que os utilizadores do Telegram já podiam desativar as notificações dos chats há vários anos. Podiam fazê-lo por 8 horas ou até 2 dias. Todavia, agora é possível pausar as notificações por um período específico de tempo. Seja, por exemplo, para quem quer fazer uma sesta ao longo do dia, ou durante a duração das férias.

Em cada janela de chat encontrarão um novo menu com as opções de alerta passíveis de modificação. O utilizadores poderá Desativar o Som para receber as notificações de forma silenciosa, ou Desativar as notificações completamente.

3. Opção de Auto-excluir nos Perfis de Telegram

Ideal para manter os conteúdos de uma conversa privada, podemos agora usar esta opção que eliminará automaticamente as mensagens recebidas num determinado chat de conversa. O utilizador também pode definir alguns chats como confidenciais.

Agora está ainda mais fácil definir um período de auto-eliminação das mensagens, seja 2 dias, 3 semanas, ou 4 meses, por exemplo.

4. Respostas diretas nas Mensagens Encaminhadas

O Telegram foi, em 2015, a primeira grande plataforma a implementar as respostas diretas, mesmo antes do WhatsApp. Para tal basta arrastar uma mensagens para a direita para responder ao seu conteúdo num determinado chat ativo.

A resposta inclui uma pequena pre-visualização da mensagem original e fica, assim, intimamente ligada ao conteúdo da mensagem prévia. A partir de agora, contudo, passa a ser possível também responder diretamente em mensagens encaminhadas.

Com a atualização os utilizadores podem fazer isso mesmo em chats privados e a possibilidade de encaminhar mensagens e responder a todas elas, explicando o seu conteúdo e contexto.

5. Revolução nos Bots do Telegram

Os bots do Telegram são agora compatíveis com a atualização e podem processar pagamentos através de 15 mediadores de pagamentos integrados em dispositivos móveis. Entre estes conta-se o sistema Apple Pay e Google Pay, por exemplo.

Sobretudo para os programadores esta revolução dos bots de Telegram será útil na medida em que traz novas ferramentas para criar interfaces (UI's) mais flexíveis com JavaScript. Além disso, essas UI's podem ser programadas para se adaptar ao Tema (escuro ou claro), definido por cada utilizador no seu Telegram.

6. Adicionar Bots Admins de forma (quase) automática o Telegram

A partir de agora, de forma extremamente rápida, podemos adicionar Bots com permissões / funções de administração a um determinado chat de Telegram. Estes robots podem gerir conversas, adicionar recursos adicionais, além de automatizar várias funções e tarefas dos moderadores.

Em suma, os bots podem agora fazer mais tarefas até então reservadas para os moderadores no Telegram.

7. Tradução de mensagens melhorada no iOS (iPhone)

Apenas para os utilizadores de iPhone há agora um tradutor de mensagens melhorado no Telegram. Tal como a própria plataforma deu ca conhecer, os resultados apresentados serão melhores, respeitando as regras gramaticais e de sintaxe do outro idioma.

Sintetizando, a função de tradução de mensagens na app para iOS está agora tão boa, ou melhor, que a presenta na app para Android. Além disso, temos também novos idiomas suportados pelo tradutor integrado na Telegram.

8. Melhorias no modo Picture-in-Picture na app Android

Os utilizadores do Telegram podem ver qualquer vídeo recebido através do mini leitor providenciado pela plataforma. Assim, podem executar outras tarefas no smartphone enquanto vêm o vídeo que lhe enviaram através da plataforma.

Agora, este modo picture-in-picture está melhorado na aplicação para Android, com funções mais intuitivas como o aproximar e afastar os dedos para reduzir, ou aumentar o tamanho da janela e mini-leitor de vídeo, respetivamente.

Além disso, a janela de reprodução de vídeo tem agora cantos arredondados e um aspeto geral mais aperfeiçoado. Por fim, temos também um novo "X", um botão para fechar rapidamente a janela de reprodução de vídeo na app Android.

9. Novas animações para as Definições

Podemos ainda mencionar a introdução de nova animações no Telegram, em particular nas Definições da plataforma. Estas animações com o "típico" pato de borracha da plataforma estão disponíveis nas Definições e outros menus da aplicação.

10. Novos emojis animados

Numa última nota temos também novos emojis animados disponíveis para a plataforma de comunicação com vários novos emojis de comida.

A segunda grande atualização de primavera para o Telegram está atualmente em distribuição através das principais plataformas como a Google Play Store para Android e App Store para iOS.

Podes também juntar-te ao canal da 4gnews no Telegram e acompanhar todas as notícias de tecnologia falada em Português.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: estes são os modelos que vão receber o Android 13
  • 26 apps e jogos premium para Android agora grátis na Google Play Store
  • Xiaomi: este é o novo modelo de aspirador robot mais vendido na Amazon
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.