Setembro promete ser um mês quente no mundo high-tech com sete novos smartphones a serem lançados.
E alguns destes lançamentos são de terminais há muito tempo desejados como o novo iPhone 14, o Xiaomi 12T e ainda o Motorola Edge 30 Ultra. Damos-te a conhecer cada um destes novos modelos e a sua data de chegada prevista.
1. iPhone 14
Comecemos com um dos lançamentos mais aguardados do ano. A nova série iPhone 14 será apresentada a 7 de setembro e tem chegada prevista às prateleiras das lojas a 16 de setembro. A nova geração abandona o modelo mini e vai disponibilizar quatro novos terminais: iPhone 14, 14 Max, 14 Pro e 14 Pro Max.
Nesta família a Apple vai diferenciar os modelos base dos modelos Pro, sendo que estes últimos vão contar com as grandes novidades da série: o novo processador A16 Bionic, produzido sob o processo 4 nm e um sensor primário atualizado para a resolução de 48 megapixéis.
Vários rumores apontam também para um suporte de carregamento rápido melhorado agora para 30 watts e para um design que, nos modelos Pro, deixa cair o entalhe para dar lugar a um furo que aloja a câmara frontal e permite uma área de visualização maior.
Também é apontado que os preços de lançamento dos modelos Pro sejam superiores ao da geração anterior em sensivelmente 100 euros, o que coloca os novos terminais numa faixa acima dos 1.200 euros. Dia 7 de setembro, às 18 horas de Portugal, poderemos confirmar todas as informações.
2. Xiaomi 12T
Também a marca chinesa vai fazer um lançamento a nível global, neste mês de setembro, que é há muito aguardado pelos utilizadores. Falamos da nova série Xiaomi 12T que vai chegar recheada de especificações de topo embaladas num preço mais acessível.
De acordo com os rumores, o modelo base 12T terá um preço situado entre os 600 e 620 euros enquanto o 12T Pro aumenta para 800 a 820 euros. A principal diferença entre ambos estará no processador com o 12T a integrar o MediaTek 8100 e o 12T Pro equipado com o Snapdragon 8+ Gen 1. Ambos podem apresentar uma combinação de 8 ou 12 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de capacidade no armazenamento interno.
Vão ser alimentado por uma bateria robusta de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts e na sua configuração de câmara traseira tripla vão apresentar um sensor primário de 108 megapixéis, auxiliado por um ultra grande angular de oito megapixéis e ainda um sensor macro com dois megapixéis de resolução.
3. Motorola Edge 30 Ultra
A 8 de setembro é o dia de a Motorola apresentar a nível global o Edge 30 Ultra. Este será o primeiro smartphone a chegar ao mercado europeu com o super sensor ISOCELL Samsung HP1 com 200 megapixéis de resolução. De resto, na configuração de câmara traseira estará ainda um sensor ultrawide de 50 megapixéis e um sensor telefoto com 12 megapixéis de resolução. A câmara frontal conta com 60 megapixéis.
Aos comandos estará o processador Snapdragon 8+ Gen 1 que, por sua vez, vai estar emparelhado com de até 12 GB de memória RAM LPDDR5 e de até 256 GB de armazenamento UFS 3.1.
A sua bateria de 5.000 mAh também carrega de forma célere, graças ao suporte para carregamento rápido de 125 watts e sem fios de 50 watts. Está ainda equipado com um ecrã P-OLED de 6,7 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma elevada taxa de atualização de 144 Hz. O Motorola Edge 30 Ultra vai chegar à Europa com um custo de 899 euros.
4. Sony Xperia 5 IV
Logo no primeiro dia de setembro, na edição da IFA deste ano que decorre na Alemanha, a Sony vai apresentar o seu topo de gama Xperia 5 IV. Pelo menos é o que indica a imagem que ilustra o anúncio desta apresentação que conta com a silhueta de um smartphone, onde se pode ler “anúncio de um novo produto Xperia”.
Quanto ao modelo propriamente dito, espera-se que chegue equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, um ecrã OLED de seis polegadas e uma configuração de câmara traseira com três sensores de 12 megapixéis e toda a tecnologia de imagem da Sony.
De resto, não são conhecidos mais pormenores, mas podemos esperar que, à semelhança dos seus antecessores, tenha um custo elevado e disponibilidade em alguns mercados selecionados.
5. Asus ROG Phone 6D Ultimate
A 19 de setembro chega ao mercado global mais um elemento da família Asus ROG Phone, o modelo 6D Ultimate. A grande novidade deste modelo será a integração do processador MediaTek Dimensity 9000+ Soc. Recorde-se que os restantes modelos desta série – ROG 6 e ROG 6 Pro – contam com o Snadragon 8+ Gen 1 da Qualcomm.
As restantes especificações devem ser iguais às dos seus “irmãos”, mais especificamente uma bateria de 6.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 65 watts e um ecrã AMOLED com uma elevada taxa de atualização de 165 Hz.
6. Samsung Galaxy A04s
O novo Galaxy A04s acaba de ser apresentado hoje, mas ainda que a Samsung não tenha revelado o seu preço e a disponibilidade no mercado, é quase certo que chega às prateleiras das lojas durante o mês de setembro.
O novo modelo de entrada de gama chega equipado com o processador Exynos 850, proprietário da marca, emparelhado com 3 ou 4 GB de memória RAM e 32, 64 ou 128 GB de capacidade no armazenamento interno.
Conta com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por dois sensores macro e de profundidade ambos com dois megapixéis de resolução. Integra ainda uma bateria de 5.000 mAh e um ecrã LCD de 6,5 polegadas com uma taxa de atualização de 90 Hz.
7. POCO M5
Por último, a 5 de setembro deverá chegar o modelo POCO M5 que se carateriza pelas suas especificações modestas e o seu preço abaixo da marca dos 200 euros.
Poucos são os pormenores conhecidos, mas alguns rumores apontam para que o terminal chegue com o processador Helio G99 da MediaTek aos comandos, assim como com um ecrã LCD de 6,58 polegadas que fornece uma resolução Full HD+.
Saliente-se ainda que o modelo apenas terá suporte para comunicações 4G, mas que em compensação vai integrar uma robusta bateria de 5.000 mAh.
Editores 4gnews recomendam: