6 caraterísticas únicas dos Apple iPhone 15 Pro a estrear em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A geração de smartphones Apple iPhone 15 será apresentada, se nada de fortuito tiver lugar, no próximo mês de setembro. Até lá, como já é hábito, teremos mais fugas de informação, mas podemos já apontar alguns dos aspetos em que os modelos Pro serão superiores aos modelos-base da próxima gama a chegar em 2023.

Em primeiro lugar, a tecnológica de Cupertino continuará a diferenciar cada vez mais os modelos-base - iPhone 15 e iPhone 15 Plus, dos modelos Pro como o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Plus.

Em 2023 aumentará a diferenciação entre os modelos de iPhone

Apple iPhone 14 Pro

O porquê? Muito simplesmente, porque é nestes modelos de iPhone que se encontra a maior margem de lucro para a gigante de Cupertino. Dito isto, teremos ainda mais diferenças entre os dois modelos principais a serem lançados pela tecnológica norte-americana.

Em seguida damos a conhecer as caraterísticas e especificações técnicas exclusivas nos modelos Pro, colhendo informações de diversas fontes e portais especializados. Assim sendo, apenas nos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max teremos:

1. Processador Apple A17 Bionic

O processador de próxima geração, fabricado pela TSMC com uma nova litografia de 3 nm promete ser radicalmente mais económico no consumo energético e ainda mais poderoso.

Porém, este chipset fabricado pela empresa de Taiwan, só marcará presença nos modelos mais caros a serem lançados pela tecnológica norte-americana em 2023.

Importa frisar que a gradual transição para semicondutores como os processadores (SoC's) de smartphones a 3 nm será um dos maiores avanços tecnológicos do ano.

Este "salto" permitirá criar smartphones mais rápidos, exigindo menos energia e, desse modo, podendo entregar uma melhor autonomia de bateria.

Sem surpresas neste parâmetro, tal como na atual geração de telefones iPhone 14 vs iPhone 14 Pro, para este ano a diferenciação será mantida, ou mesmo aprofundada.

2. Estrutura em titânio para os melhores iPhone

Apple iPhone 15

Tal como o novo modelo de Apple Watch Ultra, também os smartphones iOS de próxima geração podem adotar este material mais leve e premium para a sua estrutura. Recordamos que os modelos atuais têm uma estrutura metálica em aço inoxidável.

Esta possibilidade foi avançada por Jeff Pu, divulgada primeiramente pelos nossos colegas da MacRumors.

3. Portas USB do Tipo C

(4/7)2H23 new high-end iPhones' wired transfer speed will likely improve markedly, benefiting the growth of the high-speed transfer IC design industry. Apple's existing suppliers (e.g., Parade, Asmedia, Genesys Logic, Renesas, etc.) are expected to be leading beneficiaries.

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 17 de novembro de 2022

Colhendo o testemunho do analista de mercado Ming-Chi Kuo, os modelos de iPhone Pro terão a porta USB do Tipo C com suporte para o padrão USB 3.2, ou Thunderbolt 3. Na prática, teremos velocidades muito superiores na transferência de dados e possivelmente também para carregamento do smartphone.

Por outro lado, os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus, apesar de também adotarem a porta USB do Tipo C, estarão limitados ao padrão USB 2.0, com velocidades inferiores.

4. Mais armazenamento interno e memória RAM

Apple iPhone 15 Pro

Atentando nas previsões da agência TrendForce, nos modelos iPhone 15 Pro teremos mais memória RAM, um total de 8 GB nestes modelos de topo. Em simultâneo, teremos um total de 6 GB de memória RAM nas versões-base, neste ponto sem alterações.

Em suma, teremos uma vantagem significativa para as versões Pro na capacidade de manter mais aplicações e conteúdo aberto em segundo plano, ou simplesmente mais separadores abertos no Safari.

5. Botões únicos com feedback vibratório nos Apple iPhone 15 Pro

Apple iPhone 14 Pro

Mais uma vez conforme o testemunho de Ming-Chi Kuo, os modelos Pro podem ter um novo tipo de botões físicos. Muito à semelhança do Touch Pad nos portáteis MacBook, também este novo tipo de botões sólidos, mas com feedback vibratório, pode entregar uma nova forma de interagir e controlar os telefones.

Para tal, a Apple terá dedicado dois motores adicionais do tipo Taptic Engine para fornecer uma resposta tátil similar, ou superior ao clique físico de um botão. Terá, ao que tudo indica, semelhanças com o botão Home presente nos iPhone SE, por exemplo.

6. Câmara fotográfica com (mais) ampliação ótica nos iPhone 15 Pro

Apple iPhone 14 Pro

Facilmente a diferença mais expectável entre os modelos-base e as versões Pro serão as capacidades de câmara fotográfica. É aqui que os modelos Pro ostentam as principais melhorias sobre os seus irmãos mais modelos e em 2023 a tendência manter-se-á.

Para a nova geração de telemóveis Apple contamos com novas capacidades de zoom ótico, a ampliação ótica de até 6x. Ou seja, podemos ter um grande salto na capacidade de aproximar do objeto a fotografar ou filmar sem perder qualidade.

Note-se que nos atuais iPhone 14 Pro a capacidade de ampliação ótica chega às 3x. Porém, caso esta tese avançada pelo analista Ming-Chi Kuo estiver correta, teremos o dobro da capacidade de aproximação.

Por fim, existe também a possibilidade de o iPhone 15 Pro Max ser apelidado iPhone 15 Ultra, seguindo a mesma senda o novo Apple Watch Ultra. Porém, até ao próximo mês de setembro de 2023 ainda teremos, sem dúvida, muitas surpresas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.