WhatsApp vai facilitar transferência de conversas no Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp disponibilizou uma nova atualização da sua app para dispositivos móveis Android através da plataforma Google Play Beta onde encontramos agora a versão 2.23.1.25. O destaque vai para a nova ferramenta, ainda em testes, para agilizar a transferência de conversas no Android.

Este recurso será útil, e apresentado, logo após o login no WhatsApp. Isto é, imediatamente a seguir ao registo e autenticação com o código de 6 dígitos na plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta.

Nesse momento, a nova ferramenta de transferência de conversas, com todo o histórico de conversação, facilitará consideravelmente esta etapa para os utilizadores de WhatsApp.

WhatsApp prepara solução para simplificar a transferência de conversas no Android

WhatsApp

O recurso foi detetado pela publicação WABetaInfo na supracitada versão de testes. Porém, o recurso encontra-se ainda algo limitado e não está disponível para todo e qualquer utilizador registado no programa Beta. De momento, foca-se nos programadores e nos mais curiosos utilizadores, mas deverá objetivamente chegar à versão estável do WhatsApp.

Essencialmente teremos uma nova forma de suprir uma necessidade real, sempre que configuramos um novo smartphone Android, ou outro dispositivo móvel. Desse modo, e independentemente dos backups e cópias de segurança das conversas, teremos uma nova opção para migrar as conversas entre smartphones Android.

WhatsApp
Captura de ecrã evidenciando o novo recurso "Chat transfer to Android". Crédito: WABetaInfo

Podemos, acima, constatar a presença de um novo recurso apelidado de Chat Transfer to Android. Ou seja, numa tradução literal termos a Transferência das Conversas para Android. Como facilmente daqui se aduz, o novo recurso facilitará a migração do histórico de conversas entre dispositivos Android, de modo independente das possíveis cópias de segurança ou backups.

Recurso chegará em primeiro lugar à app de mensagens para Android

O utilizador terá assim uma nova forma de transferir facilmente todo o seu histórico de conversas para outro dispositivo Android ter que recorrer às cópias de segurança na nuvem. Assim sendo, não dependeremos das cópias no Google Drive para recuperar os conteúdos ao trocar para um novo telemóvel, por exemplo.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.1.25: what's new?WhatsApp is working on a chat transfer option, for a future update of the app!https://t.co/2pNhl7Cbo9

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 5 de janeiro de 2023

Trata-se efetivamente de uma função promissora, porém, carece de mais tempo de testes e desenvolvimento. Para já, por motivos de segurança e precaução, continuamos a recomendar a cópia ou backup em serviços como o Google Drive para uma qualquer emergência.

Não obstante, contamos efetivamente com novos recursos como esta opção de transferência rápida de conversas entre dispositivos Android a chegar no decurso dos próximos meses. Será algo simples de usar, pelo menos aparentemente e facilitará a vida dos utilizadores de WhatsApp.

Para já, note-se, estes recursos estão em fase de testes com as novidades a chegarem primeiramente à versão Beta da plataforma. De igual modo, não temos uma calendarização exata para a sua chegada à versão estável da aplicação para Android e iOS.

Por fim, temos também outros recursos em desenvolvimento na plataforma como a possibilidade de denunciar as atualizações de Estado. O utilizador poderá assim reagir a um conteúdo publicado nos Status da plataforma de comunicações.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.1.27: what's new?WhatsApp is working on the ability to report status updates, for a future update of the app!https://t.co/NQmR6KJFD5

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 7 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.