5 sinais que indicam que é altura de mudar de smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Há smartphones que gostamos de usar até ao “último suspiro”, mas habitualmente os equipamentos dão sinais de que precisam de se reformar.

Mas quais os avisos que devemos ter em atenção para fazer a troca? Deixamos aqui 5 sinais que mostram, sem sombra de dúvidas, que está na altura de comprares um novo modelo.

1. A autonomia de bateria é bastante reduzida

Homem com smartphone
Existem alguns sinais que indicam o momento certo para trocar de smartphone Crédito@JonasLeupe/Unsplash

Comprar um smartphone com uma bateria grande é sempre boa ideia. Assim como ter um powerbank que possa “abastecer” de energia o nosso smartphone quando estamos mais tempo afastados de uma tomada elétrica.

Mas, mesmo com estes truques, as baterias dos smartphones estão constantemente a ser desgastadas pelo tempo e, consequentemente, a degradar. Naquele momento em que percebes que o teu modelo está com a autonomia substancialmente reduzida é quando tens de começar a fazer contas.

Tens duas opções. Ou compras uma bateria nova ou outro smartphone. E neste ponto é mesmo uma questão de orçamento disponível ou muito amor pelo smartphone mais antigo…

2. Falta de armazenamento disponível

Outro dos sinais de que está na altura de mudar de smartphone é a constante falta de armazenamento disponível. Também aqui há opções disponíveis, antes da troca de terminal.

Podes apagar conteúdos (por exemplo, imagens recebidas através do WhatsApp) e desinstalar aplicações. Com um simples cartão de memória, também podes poupar espaço no armazenamento interno, ao guardar o conteúdo no cartão.

Mas se as opções de desinstalar aplicações e apagar imagens forem tarefas muito frequentes, esse é um sinal óbvio de que precisas de algo novo.

3. Lag e falhas abruptas das aplicações

Se começares a sentir que o teu smartphone sofre de lag ou que algumas aplicações param, abruptamente, esse é o momento ideal para comprares um novo smartphone.

Neste caso, não há uma solução temporária que resolva o problema. O smartphone antigo já não tem capacidade e/ou especificações que suportem a tua atividade diária ou aplicações que sejam um pouco mais exigentes em requisitos.

4. Não há mais atualizações disponíveis

No dia a dia, usar uma versão mais antiga do sistema operativo não é um problema, até que não consigas instalar aplicações por falta de compatibilidade. Não ter instalado o patch de segurança mais recente pode parecer insignificante, mas há que pensar que o smartphone fica mais vulnerável a todo o tipo de problemas.

Este é mais um sinal de que está na altura de reformares o dispositivo. Atualmente, as marcas disponibilizam atualizações durante mais tempo. Na prática, os modelos premium recebem atualizações do sistema operativo de até quatro anos e segurança até cinco anos. Já na gama média, o sistema operativo recebe atualizações até três anos.

Especialmente no continente europeu, as marcas viram-se obrigadas a alterar a sua política de atualizações. Portanto, na altura de adquirir um novo modelo tem esta questão do tempo disponível de atualizações em conta.

5. Câmara insuficiente

As fotografias que captas agora com o teu smartphone antigo sofrem, muitas vezes, de desfocagem, grão e ruído. Isso significa que a câmara atingiu o seu limite e que advinha? É altura de comprar um novo terminal.

As câmaras dos smartphones evoluíram bastante. Este componente, aliás, foi dos que mais progresso teve, tanto a nível de software como de hardware. E convenhamos é uma das funcionalidades mais usadas pelos utilizadores.

Assim, se a câmara do teu smartphone é insuficiente para as tuas necessidades, dirige-te à loja mais próxima de ti.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt