As 5 novidades mais importantes a chegar ao WhatsApp ainda em 2022

Rui Bacelar

A todos os utilizadores do WhatsApp, estas são as cinco melhores novidades a chegar à app de mensagens instantâneas durante esta semana. Percorre a lista e vê as melhorias que já poderás usar ainda em 2022, com a mais recente atualização já disponível.

Agora que a última semana do ano já arrancou, temos oportunidade de tirar partido de novos recursos, mais funcionalidades e opções para a plataforma de comunicações do grupo Meta. Desde a recuperação de mensagens à criação de listas personalizadas, temos boas notícias para todos os utilizadores.

5 excelentes funções a chegar esta semana ao WhatsApp

Antes de elencar as novidades importa frisar que algumas das melhorias, à data de redação deste artigo, estão apenas disponíveis na versão Beta do WhatsApp. No entanto, a maioria está atualmente em distribuição para as versões Android e iOS do aplicativo.

Temos, até ao final do ano, mais algum tempo para que todas as novidades aqui listadas possam chegar também à versão estável da app de mensagens. Portanto, antes de mais, garante que a tua app está atualizada através da Google Play Store e App Store.

1. Recuperação das mensagens apagadas por engano

Em primeiro lugar a plataforma deixa-nos recuperar uma mensagem apagada por lapso. Porém, temos apenas 5 segundos para reverter a ação com a plataforma a dar-nos este tempo de espera em cada mensagem apagada do seu serviço.

Em caso de acidente temos assim um pequeno hiato temporal para reverter a situação e recuperar uma determinada mensagem que possamos ter apagado.

2. Maior controlo sobre as atualizações dos Status no WhatsApp

Os utilizadores, a partir de agora, terão novas opções de controlo sobre os Estados do WhatsApp. Será possível, por exemplo, denunciar um conteúdo do Status caso este possa estar a violar os termos de uso do serviço.

O controlo fica entregue aos utilizadores, reforçando também as possibilidade de reação a um determinado conteúdo.

3. Mais segurança com novo código de verificação de 6 dígitos

A alteração aplicada já nos últimos dias de 2022 permite gerar um código único de 6 dígitos para confirmar o início de sessão noutro dispositivo com a nossa conta de WhatsApp. Temos assim que digitar esta chave como forma de autenticação em novos terminais para poder entrar e vincular a conta.

É mais um reforço da segurança deste serviço, sobretudo numa etapa tão sensível como a configuração inicial.

4. Criação de listas personalizadas para as atualizações do Status

Em seguida temos outra das novidades alusivas ao Status no WhatsApp. Esta atualização dá-nos a possibilidade de criar listas de contactos para verem as nossas atualizações de estado. Na prática, algo muito similar aos Amigos próximos, ou Amigos chegados que temos à disposição no Instagram e Facebook.

Desta forma, podemos escolher quem é que pode efetivamente ver as nossas atualizações de estado, formato em tudo similar às Stories do Instagram, por exemplo.

5. Nova opção de privacidade no WhatsApp

Temos agora a opção de partilhar apenas com determinados contactos. Ou seja, a opção de "Partilhar apenas com...", onde o utilizador pode criar Status específicos e partilhar este conteúdo com utilizadores por si selecionados.

Temos também novas opções como a possibilidade de esconder, ou mostrar a hora de última presença online, a fotografia de perfil, bem como as informações da Bio.

Note-se que estas novidades estão a chegar gradualmente ao WhatsApp com as mais recentes atualizações da respetiva aplicação para Android e iOS (iPhone). Porém, algumas das funções estão ainda em fase de testes Beta, pelo que poderão demorar um pouco mais até chegar à versão estável da app de mensagens. De qualquer modo, serão as últimas grandes novidades de 2022.

Por fim, vê a lista de smartphones Android e iOS que deixarão de poder usar o WhatsApp já no início de 2023.

2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣ Our biggest year yet. From Communities to Reactions, Polls and Avatars. We owe it all to our team and users all over the world 🌍Here’s to the new year and all it brings! 🎆 https://t.co/8rBWqFFIBO

— WhatsApp (@WhatsApp) 22 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt