5 novidades da Google a chegar aos smartphones Android até ao Natal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google acaba de anunciar um leque de novidades a chegar aos tablets, relógios e smartphones Android até ao Natal. São (pelo menos) cinco funções que vão melhorar os nossos dispositivos móveis, porém, para as receber, há um requisito de sistema.

Só os utilizadores com a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 13, é que terão direito às novidades. Os demais terão que aguardar pelas respetivas atualizações de software caso queiram usufruir destes presentes de Natal.

Melhorias para o Google Fotos, teclado Gboard e YouTube

Android 13 Google

As novidades foram destacadas pela Google no seu blog oficial com todas as novidades a chegar a tempo do Natal para os produtos eleitos. São novas ferramentas, opções de criatividade, e atalhos que nos vão permitir poupar tempo nas apps mais usadas.

Em seguida damos a conhecer o rol de novidades com pelo menos cinco boas adições a chegar gradualmente ao ecossistema da tecnológica norte-americana.

1. Colagens natalícias a chegar ao Google Fotos

Em primeiro lugar temos as colagens (de fotos) a tempo do Natal. Para celebrar a quadra festiva, a tecnológica norte-americana disponibilizará novos recursos para o Google Fotos. Mais concretamente, para as opções de Edição de imagens.

As fotografias captadas com os novos estilos são ideais para criar (e partilhar) memórias únicas durante o Natal. Temos assim novos estilos de desenhos, criados em colaboração com a artista Yao Cheng Design, bem como pela dupla de artistas visuais DABSMYLA.

O utilizador, que queira criar as suas colagens de fotos com os novos desenhos e estilos, têm que selecionar as imagens e, em seguida, tocar em Colagem. Por fim, bastará escolher um dos novos filtros e estilos, tocando por último em Guardar.

2. Emoji Kitchen chegou ao teclado Gboard

Google Gboard

A Google também atualizou uma das melhores funções do Gboard, a sua "cozinha" de emojis. Com efeito, temos o Emoji Kitchen com novidades natalícias como o boneco de neve (☃️), bem como o floco de neve (❄️).

Podem encontrar todo este leque de novos emojis no teclado Google no decurso dos próximos dias.

3. Nova app de modo de leitura no Android

Google Android

Entre as grandes novidades com esta atualização natalícia é a chegada de uma aplicação nativa do sistema operativo Android para facilitar a leitura de texto, notícia e documentos. Essencialmente tudo quanto tiver texto a ser apresentado no dispositivo.

Esta app nativa do Android consegue converter os websites em páginas mais fáceis de ler, invertendo o esquemas de cores quando necessário. O utilizador pode escolher o tipo, tamanho e formato de letra para facilitar a leitura.

Temos também novas opções de acessibilidade para deficientes visuais, com dificuldades visuais, ou disléxicas.

4. Widget de pesquisa para vídeos do YouTube

Google YouTube Android 13

A atualização de Natal da Google trará ainda um novo widget para o YouTube. Fica agora mais completo e inclui uma nova barra de pesquisa para facilitar a procura na plataforma de vídeos da empresa.

Ficará assim mais fácil colocar um widget no ecrã principal do smartphone que nos dará acesso direito à app, aos seus Shorts, às Subscrições (do utilizador), bem como à Biblioteca de vídeos.

5. Envio de conteúdo diretamente para a aplicação Google TV

app Google TV

Através da aplicação Google TV poderemos aceder aos filmes e séries dos principais serviços e plataformas de streaming. A aplicação visa facilitar a gestão dos vários conteúdos oriundos de plataformas distintas, além de facilitar o seu envio para a TV.

Bastará um toque, após encontrar o conteúdo desejado, para iniciar a sua reprodução na TV, servindo a app como um controlo remoto.

Extra: melhorias no Wear OS

A nova atualização inclui ainda uma nova série de melhorias para a plataforma Wear OS, o sistema operativo da Google para relógios inteligentes. Temos novas abas e atalhos para aceder rapidamente aos Contactos favoritos, aos Horários de amanhecer, a localização, ao Google Maps, entre outras funções.

Para além disso, a aplicação Assistente Google está aprimorada de modo a agilizar as suas respostas através do nosso pulso. Por fim, poderemos pedir à assistente de voz que dê início a mais de 30 tipos de exercícios, para fazermos a sua monitorização.

Put a creative spin on your photos with the new #Pixel7 and our powerful editing features. Share your best creations that were #FixedOnPixel.https://t.co/a79Ws15y9O pic.twitter.com/sm4bEXgTDB

— Google Photos (@googlephotos) 27 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.