5 inovações tecnológicas presentes no smartphone Xiaomi 12 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Anunciados a 28 de dezembro de 2021, os novos smartphones Xiaomi 12 trazem várias melhorias sobre os respetivos antecessores, sendo a principal o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm. No entanto, Lei Jun, CEO da fabricante chinesa, deu agora a conhecer uma listagem de cinco inovações tecnológica presentes no smartphone Xiaomi 12 Pro.

Sendo este o modelo mais avançado da nova gama Xiaomi 12 - à qual se juntará, supostamente, o modelo Xiaomi 12 Ultra durante o primeiro trimestre de 2022 - é com naturalidade que o vemos a assumir o maior destaque.

Assim, de acordo com o responsável máximo da Xiaomi, estas são as maiores inovações prestes no novo topo de gama.

1. O ecrã do smartphone Xiaomi 12 Pro

Xiaomi 12 Pro Lei Jun
A publicação original de Lei Jun na rede social chinesa Weibo.

Em primeiro lugar o executivo destaca o ecrã usado no seu novo smartphone Android. Mais concretamente, o Xiaomi 12 Pro usa a segunda geração de ecrãs LTPO AMOLED com resolução 2K e baixo consumo energético.

O painel tem uma alta taxa de atualização variável entre 1 Hz até 120 Hz consoante o conteúdo exibido na tela. Este ajuste é feito de forma automática para garantir as melhores condições de visualização e equilíbrio ótimo entre desempenho e autonomia.

Importa notar que o ecrã do Xiaomi 12 Pro tem 6,7 polegadas, ao passo que a versão base, o Xiaomi 12, tem um ecrã mais compacto de 6,28 polegadas. Ambos usam o mesmo display, com dimensões distintas.

2. A câmara fotográfica do Xiaomi 12 Pro

Xiaomi 12 Pro
As diferenças de peso e tamanho de ecrã dos smartphones Xiaomi 12 e 12 Pro.

Em segundo lugar o executivo destaca a câmara do Xiaomi 12 Pro que vem estrear não só o sensor Sony IMX707, como também o novo "cérebro" para o processamento da imagem desenvolvido pela Xiaomi. Isto é, o novo processador de sinal de imagem desenvolvido pela própria fabricante chinesa para melhorar o sistema de focagem automática e captação de imagem.

Foi, com efeito, um dos pontos altos da apresentação dos novos telefones, com o executivo a garantir grandes melhorias nos efeitos da fotografia, bem como na experiência geral de utilização da câmara fotográfica.

3. A qualidade de som dos novos smartphones Xiaomi

Xiaomi 12 Pro
Todos os esquemas de cor para os smartphone Xiaomi 12.

Em terceiro lugar Lei Jun destaca o sistema de som presente nos seus novos smartphones. Mais concretamente, os altifalantes duplos para áudio estéreo com afinação pela Harman / Kardon. Este trunfo está presente também em ambos os smartphones.

Para este ano a Xiaomi utilizou um total de quatro unidades de altifalantes, agrupadas em dois conjuntos para maximizar a qualidade e efeito envolvente do áudio durante a reprodução de conteúdos multimédia. A isto soma-se a perícia da Harman / Kardon.

4. O desempenho com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm

Xiaomi 12 Pro
Todos os destaques dos novos smartphones apresentados pela Xiaomi.

O desempenho, o poder de processamento ou a performance. Valores nucleares para a experiência de utilização de smartphones Xiaomi são novamente acatados nesta geração. Tudo se deve, primeiramente, ao processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Este "motor" alimenta ambos os smartphones de tipo e, com a MIUI 13, promete agilizar todas as tarefas para um novo patamar de velocidade em 2022. Dito isto, contamos com as proezas do novo chipset, bem como as várias otimizações da Xiaomi.

O resultados? Lei Jun promete um dos smartphones mais velozes de sempre e, tendo em consideração a tradição Xiaomi, temos boas razões para acreditar nas suas palavras.

5. Carregamento extra rápido a 120 W no Xiaomi 12 Pro

Smartphones Xiaomi 12
Os preços, para a China, dos vários modelos de smartphones Xiaomi 12.

Por fim, damos ainda conta da implementação da nova tecnologia de carregamento rápido a 120 W da Xiaomi no seu novo smartphone topo de gama. Este trunfo só está presente na versão Pro, com o modelo base "limitado" aos 67 W de potência.

Mais ainda, além do carregamento extra rápido por cabo, o smartphone carrega sem-fios com uma potência máxima de 50 W. Ademais, pode carregar outros equipamentos com o carregamento sem-fios reverso até 10 W de potência.

Sintetizando, esta é uma aposta sólida da Xiaomi para começar o ano de 2022 da melhor forma. Agora, resta-nos aguardar pelo seu lançamento global para chegar, finalmente, também à Europa. Algo que deve acontecer durante o 1.º trimestre do ano.

Assim que a data de lançamento global for anunciada também o daremos a conhecer na 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.