5 funções do iOS 13 que não foram mencionadas no evento da Apple

António Guimarães
1 comentário

Durante a apresentação do iOS 13 no evento WWDC 2019, a Apple exibiu um painel com várias características. Algumas não foram mencionadas pelo apresentador mas destacadas a negrito.

ios 13

Atualmente, estas funções e muitas outras são acessíveis através do iOS Beta, cuja primeira versão está disponível ao público. Até ao lançamento, a Apple irá lançar mais versões.

Assim sendo, vamos dar uma vista de olhos a algumas funções do iOS 13 que te podem ter escapado. A nova versão do sistema operativo tem lançamento previsto para setembro, juntamente com o anúncio dos novos iPhones.

5 funcionalidades 'escondidas' no iOS 13

1 - Controlo de volume menos intrusivo

Atualmente, no iOS 12, o controlo de volume ocupa uma parte central do ecrã, obstruindo a visão. Com o iOS 13, a barra de controlo de volume vai ficar convenientemente no canto esquerdo.

O volume continuará a ser controlado pelos botões físicos mas também podes optar por utilizar o dedo para mexer o 'slider'. O seguinte vídeo mostra o controlo de volume melhorado.

2 - Acesso rápido ao Bluetooth e Wi-Fi

No iOS 13 já não é necessário ir às definições para selecionares a ligação Wi-Fi ou Bluetooth. Agora podes tocar de forma prolongada nos ícones e ter acesso à lista de redes. Tudo isto sem sair do ecrã principal, como mostra o vídeo.

3 - Acções rápidas sem 3D Touch

O 3D Touch foi introduzido em 2015 onde o utilizador pressiona o dedo num ícone de uma app (por exemplo, de mensagens) e tem acesso a acções rápidas como 'nova mensagem, nova mensagem de grupo'.

A função vai ser mantida mas no iOS 13 o utilizador só precisará de tocar de forma prolongada no ícone, a pressão já não será um factor.

no 3d touch

4 - Teclado de escrita manual com tamanho ajustável

Esta função será mais útil para utilizadores chineses, que escrevem em caracteres Kanji. Este tipo de caracteres é mais fácilmente escrito de forma manual. Assim sendo, o teclado nativo no iOS 13 é ajustável em tamanho.

Será útil para todos os utilizadores que gostem de utilizar a escrita manual.

Very cool iOS 13 feature: resizable handwriting keyboard (so you can write more kanji or write them larger) pic.twitter.com/Jrn55Wd5S0

— Raymond Wong📱💾📼 (@raywongy) 11 de junho de 2019

5 - Carregamento de bateria optimizado

Com uma nova versão do sistema operativo, as melhorias de bateria são importantes. Assim sendo, a Apple introduziu uma função opcional intitulada "Carregamento de Bateria Optimizado".

De acordo com a Apple, em telemóveis com baterias de lítio-ion, convém manter a carga entre os 80-20%. Assim sendo, esta opção irá supostamente optimizar a bateria de acordo com os teus hábitos.

apple battery

A maioria destas funções já está presente no Android

Devido à sua capacidade de personalização, o Android já possui a maioria das funções que mostrámos. Na WWDC 2019, uma das novidades apresentadas foi o teclado deslizante. Esta é uma função que já existe no Android há anos.

Seja como for, por mais que a Apple seja alvo de chacota no mundo tecnológico, temos de perceber que estas funções são novidades para utilizadores iOS.

Inclusive, o iOS 13 vai ter funções que o Android não tem de momento. A edição de vídeo do Apple Photos irá deixar o Google Photos a milhas, a nível de funções. A redução de ruído nativa na câmara também é uma característica que falta ao Android.

1 comentário
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.