Durante a apresentação do iOS 13 no evento WWDC 2019, a Apple exibiu um painel com várias características. Algumas não foram mencionadas pelo apresentador mas destacadas a negrito.
Atualmente, estas funções e muitas outras são acessíveis através do iOS Beta, cuja primeira versão está disponível ao público. Até ao lançamento, a Apple irá lançar mais versões.
Assim sendo, vamos dar uma vista de olhos a algumas funções do iOS 13 que te podem ter escapado. A nova versão do sistema operativo tem lançamento previsto para setembro, juntamente com o anúncio dos novos iPhones.
5 funcionalidades 'escondidas' no iOS 13
1 - Controlo de volume menos intrusivo
Atualmente, no iOS 12, o controlo de volume ocupa uma parte central do ecrã, obstruindo a visão. Com o iOS 13, a barra de controlo de volume vai ficar convenientemente no canto esquerdo.
O volume continuará a ser controlado pelos botões físicos mas também podes optar por utilizar o dedo para mexer o 'slider'. O seguinte vídeo mostra o controlo de volume melhorado.
2 - Acesso rápido ao Bluetooth e Wi-Fi
No iOS 13 já não é necessário ir às definições para selecionares a ligação Wi-Fi ou Bluetooth. Agora podes tocar de forma prolongada nos ícones e ter acesso à lista de redes. Tudo isto sem sair do ecrã principal, como mostra o vídeo.
3 - Acções rápidas sem 3D Touch
O 3D Touch foi introduzido em 2015 onde o utilizador pressiona o dedo num ícone de uma app (por exemplo, de mensagens) e tem acesso a acções rápidas como 'nova mensagem, nova mensagem de grupo'.
A função vai ser mantida mas no iOS 13 o utilizador só precisará de tocar de forma prolongada no ícone, a pressão já não será um factor.
4 - Teclado de escrita manual com tamanho ajustável
Esta função será mais útil para utilizadores chineses, que escrevem em caracteres Kanji. Este tipo de caracteres é mais fácilmente escrito de forma manual. Assim sendo, o teclado nativo no iOS 13 é ajustável em tamanho.
Será útil para todos os utilizadores que gostem de utilizar a escrita manual.
5 - Carregamento de bateria optimizado
Com uma nova versão do sistema operativo, as melhorias de bateria são importantes. Assim sendo, a Apple introduziu uma função opcional intitulada "Carregamento de Bateria Optimizado".
De acordo com a Apple, em telemóveis com baterias de lítio-ion, convém manter a carga entre os 80-20%. Assim sendo, esta opção irá supostamente optimizar a bateria de acordo com os teus hábitos.
A maioria destas funções já está presente no Android
Devido à sua capacidade de personalização, o Android já possui a maioria das funções que mostrámos. Na WWDC 2019, uma das novidades apresentadas foi o teclado deslizante. Esta é uma função que já existe no Android há anos.
Seja como for, por mais que a Apple seja alvo de chacota no mundo tecnológico, temos de perceber que estas funções são novidades para utilizadores iOS.
Inclusive, o iOS 13 vai ter funções que o Android não tem de momento. A edição de vídeo do Apple Photos irá deixar o Google Photos a milhas, a nível de funções. A redução de ruído nativa na câmara também é uma característica que falta ao Android.