Proteção máxima: 5 dicas para reforçares a segurança do teu Gmail

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Todos os dias recebemos informação sensível na nossa conta de Gmail e é crucial proteger dados bancários, informação profissional e até mesmo as nossas cartas de amor.

Preparámos um conjunto de dicas simples com as quais podes reforçar a segurança da tua conta no serviço de e-mail mais utilizado em todo o mundo.

1. Desativar recursos inteligentes

O Gmail conta com vários recursos inteligentes que aprendem os hábitos de escrita do utilizador e fornecem sugestões, baseadas nessa aprendizagem. Mas é possível remover esta espécie de escrita inteligente.

Basta ir ao menu Definições, localizado no canto superior direito, escolher ver todas as configurações e ficar no menu Geral. Aqui, é mostrada uma lista com estes recursos inteligentes, os quais devem ser desativados.

É necessário mais um passo. Ainda no menu Configurações, escolhe Caixa de Entrada e navega até Marcadores de importância. Nesta área, escolhe a opção Não utilizar as minhas ações passadas para prever as mensagens que são importantes para mim.

2. Imagens externas e e-mail dinâmico

As imagens externas e o e-mail dinâmico podem funcionar como rastreadores, mas podes diminuir esse risco de segurança.

No menu Configurações, em Geral, desliza a página para baixo até encontrares a opção Imagens. Aqui altera a opção para Perguntar antes de apresentar imagens externas. Logo de seguida encontras o E-mail dinâmico, o qual basta desativar.

3. Envio seguro de e-mails confidenciais

Como medida de segurança, o Gmail já conta com um modo confidencial que não deixa o destinatário reencaminhar um e-mail confidencial.

Abre um e-mail novo e clica no ícone cadeado; aqui seleciona a data de expiração e escolhe a validade do e-mail confidencial, salvando de seguida a opção definida.

4. Spam na caixa de entrada e e-mails importantes no Spam

Continuas a receber Spam na caixa de entrada? Seleciona o mail e denuncia-o como Spam no botão da barra de ferramentas dedicado ao efeito, localizado do lado esquerdo do lixo.

Já no Spam para não perderes informação relevante, abre o e-mail e na zona superior, por baixo da caixa de pesquisa, escolhe a opção Não é Spam.

5. E-mail criado para situações de risco

Uma boa forma de aumentares a tua segurança online, é criares uma conta de e-mail para usares em situações menos seguras. Manténs o teu endereço de e-mail principal para os contactos ou entidades que já conheces e recorres ao e-mail alternativo para contactos novos, campanhas de marketing, etc.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt