Cada vez mais, ouvimos falar em Inteligência Artificial (IA). Efetivamente, esta pode ter diversos usos e, de acordo com a Google, há alguns aspetos em que a IA pode beneficiar bastante a Ciência.
Sendo assim, com base nos exemplos do blog da Google, damos-te a conhecer áreas onde a IA pode ter um papel fulcral.
1. Dar a conhecer melhor o cérebro humano
Segundo a Google, um dos aspetos em que a Inteligência Artificial tem grande utilidade é na ajuda da compreensão do cérebro humano. A empresa escreve que tem vindo a desenvolver, nos últimos 10 anos, uma pesquisa conectómica.
A mesma tem sido feita em parceria com o Lichtman Lab, de Harvard. Nesta fase, já é possível “mapear um pequeno pedaço do cérebro humano a um nível de detalhe nunca antes alcançado”.
Em relação a este projeto, sabe-se que o mesmo tem dado a conhecer partes do cérebro que nunca tinham sido vistas.
2. Previsões de Inundações
Outro aspeto em que a IA tem sido bastante útil é a prever eventuais inundações. Recorde-se que o projeto da Google na prevenção de cheias arrancou em 2018, numa altura em que se duvidava da precisão do mesmo.
Segundo a Google, “os pesquisadores conseguiram desenvolver um modelo de IA que alcança confiabilidade na previsão de eventos fluviais extremos em bacias hidrográficas não medidas num prazo de até cinco dias com confiabilidade igual ou superior à das previsões atuais”.
No ano de 2024, foi possível expandir essas potencialidades para 100 países e 700 milhões de pessoas em todo o mundo.
3. Detetar Incêndios
Na mesma lógica do ponto anterior, os avanços de IA da Google também têm conseguido levar a que a deteção de incêndios seja feita com mais facilidade. O recurso em questão resulta de uma parceria entre o Google Research e o Serviço Florestal dos Estados Unidos.
O novo modelo baseia-se na IA para identificar incêndios florestais, dando imagens de alta resolução em cerca de 20 minutos. Importa ainda referir que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, o próprio Google Maps tem recursos que te alertam dos incêndios.
4. Um grande “salto” no raciocínio matemático
Por fim, outro dos aspetos em que a Google considera que a IA está a ajudar a Ciência é ao nível da matemática. Segundo a mesma fonte, o AlphaGeometry 2 é um sistema de IA capaz de resolver problemas de alta complexidade matemática.
Tanto assim é que, supostamente, este modelo combinado com o AlphaProof consegui resolver 83% de todos os problemas geométricos da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) nos últimos 25 anos.