32 GB de RAM num smartphone Android, necessidade ou ostentação?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em vésperas de apresentação dos iPhone 15 da Apple e dos Xiaomi 13T, sem esquecer os Pixel 8 da Google, temos agora um novo relato que nos apanhou desprevenidos. Em 2024 é muito provável que o primeiro smartphone Android com 32 GB de RAM chegue ao mercado. Isto, pese embora a marca exata, responsável por tal colosso, não seja ainda conhecida.

A informação chega agora à Internet pela mão do leaker Digital Chat Station, fonte sediada na China com ampla experiência na área e um bom (ainda que não incólume), histórico de fiabilidade.

Isto dito, muito em breve o Samsung Galaxy S23 Ultra não parecerá tão imponente com os seus 12 GB de RAM assim que chegar o primeiro smartphone Android com 32 GB de RAM.

24 GB de RAM parece pouco? Bom, preparem-se para os 32 GB!

Samsung Galaxy S20

Em pleno 2023 é comum encontrarmos smartphones topo de gama com 12 GB de memória RAM junto das marcas mais populares como é o caso da Samsung. Além disso, junto de fabricantes mais especializadas, em smartphones gaming ou produtos mais arrojados para acatar necessidades específicas, temos também dispositivos com 16 GB de memória RAM.

Posto isto, é apenas normal e expectável que em 2024, fruto da constante necessidade de criar o ímpeto e a necessidade artificial de compra de novos produtos, que este padrão se eleve para 24 GB de RAM.

Aliás, vimos já o Nubia RedMagic 8S Pro+ a ser lançado como o primeiro smartphone com 24 GB de memória RAM. Entretanto, mais smartphones focados nos jogos têm adotado esta mesma estratégia de mercado.

Digital Chat Station
A recente partilha do leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo.

Entretanto, também o OnePlus Ace 2 Pro, bem como o Realme GT 5 chegariam ao mercado da China, um dos mais impressionáveis por estas métricas exacerbadas, a chegar às lojas locais. Todavia, nenhuma destas variantes especiais chegaria ainda há Europa, algo que deve mudar em 2024.

Atualmente, perante as exigências do sistema operativo Android e da crescente otimização dos recursos implementada não só pelo software, como também pelo hardware. Ou seja, estamos muito bem servidos com 12 GB de RAM. Aliás, para a esmagadora maioria dos utilizadores até este valor será algo não necessário no quotidiano

Depois da corrida aos MP na câmara, agora serão os GB's de memória RAM

Temos também cada vez mais smartphones com ecrãs a 120 Hz, ou mesmo 144 Hz, o que naturalmente exige mais dos seus recursos, mas ainda não ao ponto de a RAM ser aqui o fator decisor. É sobretudo sobre o processador que recaem estas tarefas.

Imagem Samsung Galaxy S23 Ultra

O Galaxy S23 Ultra é um dos smartphones com mais RAM em 2023

Ecrã: 6,8 polegadas
Resolução: Quad HD+
Taxa de atualização: De 1 a 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 2
Memória RAM: 12 GB
Armazenamento interno: 256 GB
Câmara traseira: 200MP+12MP+10MP+10MP
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 5.000 mAh
Carregamento rápido: 45 watts

Em todo o caso, a tecnologia continuará a evoluir e, sobretudo, a indústria continuará a empurrar estas barreiras comerciais de modo a cativar o consumidor. Na modesta opinião deste vosso autor, este "avanço" é, de momento, mais fogo de vista que melhoria efetiva.

Não obstante, é importante que estas mesmas fabricantes, as OEM's continuem a desafiar os atuais padrões da indústria. Ora, pois só assim conseguimos, de quando em vez, testemunhar uma verdadeira mudança e melhoria nos nossos smartphones Android e iOS.

Em suma, não sendo de momento algo necessário, acredito piamente que em 2024 esta seja uma realidade para algumas fabricantes que gostam de "encher o olho" aos consumidores.

I have 32Gb of my #Apple #MacbookPro #M1MAX and it seems my laptop will be soon joined by the smartphones as reported by a leak of #DigitalChatStation. 😆 32Gb is a massive amount of RAM, we aren't speaking of virtual or extended RAM... 🤔 Impressive! The question is.. For what? pic.twitter.com/RUWUJxy2gA

— Fabrizio Degni (@fabrizio_degni) 6 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.