3 smartphones Xiaomi já a receber a 1.ª beta estável do Android 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O sistema operativo Android 14 da Gogle continua a ser desenvolvido pela gigante norte-americana, prestes a ser oficialmente apresentado pela empresa no início do próximo mês de outubro. Será aí, no evento Made by Google a 4 de outubro de 2023.

Com efeito, só então que a Google disponibilizará, oficialmente, a versão estável do novo sistema operativo. Entretanto, temos três smartphones Xiaomi a receber uma das últimas versões de testes do sistema operativo apelidado Upside Down Cake.

Android 14 já pode ser testado em três smartphones Xiaomi

Android 14

Ao alcance já de alguns utilizadores, com a máscara ou skin oficial da marca, a MIUI, apesar de a fabricante chinesa não ter divulgado mais detalhes sobre a atualização. Em todo o caso, tudo aponta para o facto de esta nova iteração do sistema estar já pronto.

As novidades foram avançadas pela publicação GizmoChina, dando conta do início dos testes nos mercados internacionais com a primeira versão beta estável do Android 14. Em particular, os primeiros modelos a poder testar esta versão são os seguintes:

  1. Xiaomi 13
  2. Xiaomi 13 Pro
  3. Xiaomi 12T

Até ao momento estes são os três modelos de smartphones Xiaomi que já estão a testar esta versão de testes - estável e global - com as novidades do Android 14. Mesmo antes de a Google apresentar oficialmente o sistema operativo, a marca chinesa mostra o seu ímpeto neste importante vetor, o suporte oficial e atualizações de sistema.

Sistema operativo será apresentado oficialmente a 4 de outubro pela Google

Android 14

Importa frisar que as versões de testes (beta) do Android 14 para os smartphones da Xiaomi, já haviam começado a chegar a dois destes modelos na China. Agora, ficam finalmente disponíveis também para os três modelos nos mercados globais.

Para os mercados internacionais a fabricante decidiu incluir também o Xiaomi 12T, possivelmente por ter mais penetração no nosso mercado, nesta fase de testes. Aliás, o 12T é um dos melhores smartphones qualidade / preço da marca que podem comprar.

MIUI Beta Android 14

Dito isto, esta é a primeira beta aberta, estável e global do Android 14 para smartphones Xiaomi. Caso queiram experimentar as novidades terão que estar inscritos no programa Mi Pilot para ter acesso ao firmware em questão.

MIUI mantém a versão 14, mas baseia-se já no Android 14

Xiaomi 13 Pro MIUI 14.0.2.0 Android 14 Global Update Released for Beta Testers!Download Link: https://t.co/brGj0lihr5#Xiaomi #Xiaomi13Pro #Android14 #MIUI pic.twitter.com/4Dd3jTlfKC

— Tech Mukul | techmukul.net (@TECH__MUKUL) 18 de setembro de 2023

A MIUI 15 será a versão que trará o Android 14, de forma global e estável a todos os smartphones Xiaomi eleitos para a atualização de sistema. Para já, contudo, na versão de testes (beta) estável, a MIUI mantém a versão 14 (v14) apresentada nas Definições.

Em suma, é agora uma questão de tempo até que a fabricante disponibilize a MIUI 15 após a sua apresentação oficial no final deste ano, aquando da apresentação oficial dos Xiaomi 14. Entretanto, podem assim testar o novo sistema caso o desejem.

Xiaomi 12T MIUI 14.0.4.0 Android 14 Global Update Released for Beta Testers!Download Link: https://t.co/hMerJcuhVa#Xiaomi #Xiaomi12T #Android14 pic.twitter.com/YxqyotyBOs

— Tech Mukul | techmukul.net (@TECH__MUKUL) 18 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.