3 smartphones que vão chegar na próxima semana

Mónica Marques
Comentar

A próxima semana vai ser marcada pela apresentação de vários novos smartphones, entre os quais se encontram revelações há muito aguardadas.

Xiaomi, iQOO e Realme devem apresentar novos equipamentos, depois de terem sido obrigadas a adiar as suas conferências devido à morte do ex-líder chinês Jiang Zemin.

1. Realme 10 Pro

Realme 10
Cartaz divulgado nas redes sociais a anunciar o lançamento da série Realme 10 Crédito@Realme

No dia 8 de dezembro, a nova série Realme 10 Pro vai ser lançada a nível global. Esta série vai ser constituída por dois novos terminais: o Realme 10 Pro e o 10 Pro+.

No que diz respeito ao primeiro modelo, sabe-se que este vai chegar equipado com o processador Snapdragon 695 SoC e um ecrã LCD de 6,72 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

O Realme 10 Pro vai contar ainda com um sensor primário de 108 megapixéis e um sensor frontal com 16 megapixéis de resolução. A alimentar o modelo vai estar uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 33 watts.

Por sua vez, o Realme 10 Pro+ terá aos comandos o processador Dimensity 1080 da MediaTek e também um sensor primário de 108 megapixéis, assim como uma câmara para selfies com 16 megapixéis de resolução.

Terá uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 67 watts e ainda um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

2. Xiaomi 13

Xiaomi 13
A nova interface MIUI 14 será apresentada em simultâneo com a série de smartphones Xiaomi 13 Crédito@Xiaomi

Este é um dos lançamentos mais aguardados do ano que deveria ter acontecido no dia 1 de dezembro, mas que foi adiado devido à morte do ex-líder chinês Jiang Zemin. E ainda que a marca não tenha anunciado nova data, existem fortes probabilidades de a apresentação acontecer durante a próxima semana.

A nova série de topo traz consigo (para já) dois novos modelos: Xiaomi 13 e 13 Pro. Ambos vão ser alimentados pelo processador Snapdragon 8 Gen 2 e também contar com a chancela Leica na sua parte ótica.

Espera-se que o Xaiomi 13 Pro esteja equipado com o sensor primário Sony IMX989 com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis de resolução. A configuração de câmara traseira vai contar também com um sensor ultra grande angular de 50 megapixéis e um sensor telefoto também com 50 megapixéis e zoom ótico de 3,2x.

O modelo deverá estar equipado com uma bateria de 4.820 mAh com carregamento rápido de 120 watts e um ecrã de 6,73 polegadas com uma resolução 2K.

Por sua vez, o Xiaomi 13 vai contar com especificações menos avançadas. O ecrã terá 6,3 polegadas e uma resolução Full HD+ enquanto a bateria terá 4.500 mAh e suporte para carregamento rápido de 67 watts.

Mais diferenças são encontradas na parte ótica. O modelo base terá como sensor primário o Sony IMX800 de 54 megapixéis com estabilização ótica de imagem e vai estar emparelhado com um sensor ultra grande angular de 12 megapixéis assim como com um sensor telefoto de 10 megapixéis e zoom ótico de 3,2x.

3. iQOO 11 e iQOO Neo 7 SE

iQOO 11
A série iQOO 11 vai contar com uma variante inspirada no BMW M Motorsport Crédito@iQOO

Também a iQOO adiou a sua conferência prevista para hoje, dia 2 de dezembro. À semelhança da Xiaomi ainda não confirmou nova data, mas é possível que durante a próxima semana lance os novos iQOO 11 e Neo 7 SE.

Comecemos pela série iQOO 11 que vai integrar um modelo base e uma versão Pro, cuja grande diferença está no ecrã. O modelo avançado vai contar com um painel curvo enquanto o base terá um ecrã plano.

Mas as atenções estão concentradas no iQOO 11 Pro que chega com o processador Snapdragon 8 Gen 2, um ecrã curvo AMOLED com 6,78 polegadas, resolução Quad HD e uma taxa de atualização de 120 Hz.

O sensor primário será o Sony IMX866 de 50 megapixéis, mas o destaque vai diretamente para a bateria de 4.700 mAh com suporte para carregamento rápido de 200 watts.

Por sua vez, o iQOO Neo 7 Se será um modelo de segmento médio que vai integrar o chip Dimensity 8200 SoC da MediaTek, um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ e um sensor primário de 64 megapixéis.

Os destaques deste terminal vão ser a sua bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 120 watts e o facto de chegar a executar Android 13.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt