3 novos recursos do Google Maps para viajar em segurança no verão de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo depara-se ainda a braços com os rigores impostos pelo combate à pandemia da COVID-19, variando as medidas de país para país. A pensar nisso, a Google dá agora a conhecer novos recursos a chegar à aplicação Google Maps com o intuito de facilitar a navegação entre países e regiões.

São pelo menos três novas funções a que já podemos recorrer para ficar a par das diferentes condicionantes (caso existam), horários, congestões de trânsito, lotação de transportes públicos, entre outras informações que visam facilitar o nosso quotidiano, sobretudo quando em viagem.

1. Reforço das previsões de lotação em transportes públicos

Em primeiro lugar a Google faz saber que o seu Google Maps está a expandir as previsões de lotação dos transportes públicos. A função abrange agora mais de 10 000 agências e autoridades de trânsito e transporte em 100 países.

Este esforço permitirá que o utilizador conheça a lotação do transporte que necessitar. Importa aqui frisar que o aviso de lotação é apresentado para comboio, bem como para autocarro, os principais meios de transporte público.

2. Conhecer melhor como gastou o tempo com o Google Maps

Em segundo lugar temos o novo separador Timeline insights. Este só estará visível para o utilizador e se tiver a localização ativada. É uma nova ferramenta que permite mostrar quais os meios de transporte mais utilizados, quantos quilómetros e quanto tempo passamos a conduzir, voar, andar de bicicleta ou a pé.

De igual modo, também é possível analisar o tempo gasto nas diferentes categorias de locais. Aqui as categorias vão desde lojas a aeroportos e restaurantes. Por fim, também podemos ver automaticamente todos os lugares que visitamos.

3. Reviver as férias anteriores com as memórias do Maps

Em terceiro lugar temos uma novidade disponível para todos os dispositivos Android. Aqui utilizador pode usar o Trips in Timeline para ver insights de férias anteriores. Temos acesso a informações como em quais os hotéis ficamos hospedados durante uma determinada viagem ou os restaurantes que visitou numa viagem de fim de semana.

O utilizador poderá até exportar esta informação para uma lista e partilhá-los com os amigos que precisam de recomendações de viagens para futuras viagens.

Estas foram as novas funções introduzidas pela Google no seu Maps, a caminho também de Portugal. Há, contudo, mais opções a serem trabalhadas pela tecnológica, tal como a própria anunciou no seu blog.

Em síntese, são novas informações apresentadas na aplicação de navegação mais popular do mundo. Para o utilizador, poderão ser uma ajuda para viajar em segurança neste verão de 2021, sendo por isso bem-vindas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google facilita gestão das permissões de cada website no Chrome para Android
  • OnePlus Nord 2 5G: confirmados os segredos da bateria do smartphone
  • Portugal privado de trunfo presente em todos os Apple iPhone para 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.