3 excelentes novidades a estrear no watchOS 10 da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima grande atualização para o teu relógio Apple Watch chegará sob a forma do sistema operativo watchOS 10. A versão final estável, a chegar em setembro próximo, introduzirá pelo menos cinco grandes alterações (positivas) para o teu smartwatch.

Em seguida damos a conhecer os principais destaques com base nas versões de testes (versões beta) já em circulação para os utilizadores inscritos desde o WWDC 2023. São novidades que podem mudar por completo a forma como usar o teu relógio.

Percorre a lista de novidades apresentada em seguida e descobre tudo a que terás direito, de forma estável, já em setembro.

Apple WatchOS 10

1. Apps nativas ganham novo design no watchOS 10

Em primeiro lugar temos um novo visual para várias das aplicações nativas do teu Apple Watch. É um novo design, um novo look para trazer nova vida ao relógio, algo perfeitamente ilustrado na aplicação de monitorização do sono, bem como na app de atividade física.

First look at the new design of SleepRecovery 2 for watchOS 10Free update to the existing app. pic.twitter.com/2k1pUPn1wD

— Kevin Reutter (@kevin_reutter) 6 de julho de 2023

Temos assim mais informação sobre cada um dos aspetos e métricas captadas pelo relógio. Por exemplo, os dados de movimento, ou exercício a pé podem agora ser secções independentes para facilitar também a consulta dos mesmos.

OMG la nueva app de actividad en watchOS 10. pic.twitter.com/J4r4RqKtTh

— Fran Besora  (@ifrnb) 6 de junho de 2023

Mais ainda, também a aplicação que monitoriza a frequência cardíaca tem um novo visual, tal como aponta o colega Fran Besora. Aliás, até mesmo a aplicação do tempo, a simples app que nos entrega as horas no pulso tem um visual renovado, mais simples.

Podemos também apontar algumas alterações visuais a várias aplicações como a Fotos, Música, Email, Calendário, a App Store, bem como a Podcasts, entre outras apps nativas.

2. Novos widgets no watchOS 10

Widgets on watchOS 10#WWDC23 pic.twitter.com/uMAHEngt7R

— Technology Edge (@Tech_EdgeTE) 5 de junho de 2023

Os widgets ganham novo destaque no watchOS 10, mais animados e úteis. Agora, ao girar a coroa digital, ou fazer um deslize (swipe) para cima, aparecem vários widgets numa nova interface apelidada Pilha Inteligente. Aí temos várias "complicações" e dados úteis.

Podemos também decidir e gerir, a partir deste novo menu, quais os widgets que queremos ver, o tipo de ações e animações que estes apresentarão, entre outros controlos.

Note-se que esta nova secção - Pilha Inteligente - é totalmente personalizável. Podemos colocar os widgets que quisermos, na ordem que bem nos apetecer. O objetivo passa por entregar ao utilizador mais opções de personalização para o seu relógio inteligente.

3. Regista as tuas emoções no Apple Watch com o Mindfulness

watchOS 10 and iOS 17 add new mental health features for the Health app. You can log your daily mood and emotions in the Mindfulness app in watchOS 10. Can scroll through options and choose one. pic.twitter.com/as9YptFJku

— MacRumorsLive (@macrumorslive) 5 de junho de 2023

Tal como no iOS 17 para o teu iPhone, também no teu Apple Watch poderás selecionar um estado de espírito, com simples gestos de deslize ou swipe e registar os mesmos. É uma espécie de diário digital para poderes criar um registo das tuas variações de humor, por exemplo.

A tecnológica de Cupertino apelida esta nova função de Mindfulness, o bem-estar mental. Podemos a partir de aí e fazer sessões de meditação, além do registo de como nos sentimos.

A interface está bem trabalhada, com cores distintas para vários tipos de humor entre os quais poderemos escolher. Nota que os dados ficarão guardados na aplicação Saúde no teu iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.