3 boas novidades do iOS 17 que te obrigarão a esperar em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica norte-americana Apple apresentou a mais recente versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o iOS 17 durante a última edição da WWDC 2023. O evento, dedicado sobretudo aos programadores, deu-nos a conhecer as melhores novidades desta versão do iOS, mas nem todas estarão disponíveis aquando da sua chegada em setembro próximo.

Foi também durante a keynote (conferência de abertura) da WWDC que arrancou a distribuição das versões beta a chegar periodicamente até ao próximo mês de setembro. Será aí que será distribuída a versão estável do iOS 17, disponível globalmente para os modelos eleitos para esta atualização.

Todavia, nem todas as funções anunciadas na sua apresentação estarão imediatamente disponíveis para os utilizadores de iPhone. Com efeito, teremos pelo menos 3 novidades que se farão esperar, ainda sem data confirmada para distribuição oficial.

São elas, sucintamente, a nova aplicação de Diário, as melhorias no sistema AirDrop, bem como as listas de reprodução colaborativas no serviço Apple Music.

1. A nova app de Diário no iOS 17

App Diário

É uma das grandes novidades do sistema operativo e uma das maiores ausências na versão inicial da mesma. Em causa está uma nova aplicação apresentada pela Apple na qual os utilizadores poderão registar os momentos e pensamentos do quotidiano.

Será possível adicionar entradas escritas, mas também podermos adicionar fotografias, gravações de áudio, lembretes e músicas para acompanhar cada momento / entrada. Além disso, a aplicação apresentará sugestões para ser mais fácil tirar partido da mesma.

2. AirDrop ganhará nova vida (e funções) com o iOS 17

Apple iOS 17

O sistema de transferência de ficheiros entre equipamentos Apple, o AirDrop ficará ainda mais útil com o iOS 17 que lhe trará, por exemplo, o NameDrop. Esta é a nomenclatura usada pela Apple para descrever a possibilidade de enviar o nosso contacto via AirDrop.

Assim, será ainda mais fácil partilhar as nossas informações de contacto entre utilizadores de iPhone. Na prática, bastará encostar um iPhone ao outro para que o nosso "cartão de visita" salte de um telefone para o outro. É uma das novidades realmente promissoras e com potencial para facilitar o nosso quotidiano.

Será útil em reuniões de trabalho, bem como para fazer novos amigos. Ou seja, tanto em contexto laboral como casual, reconhecemos a utilidade do sistema.

Segundo a Apple esta funcionalidade permitirá a troca rápida de informações de contacto de forma rápida, conveniente e segura.

3. Listas de reprodução colaborativas no Apple Music

Apple Music

O nome diz tudo. Assim que o iOS 17 chegar aos respetivos telefones compatíveis, será possível desde logo tirar partido do Crossface. Essencialmente, acabar com o hiato entre duas músicas no Apple Music, o tempo sem música entre duas faixas.

Importa frisar que o Crossface ficará disponível assim que o iOS 17 ficar globalmente disponível em setembro próximo. Porém, a possibilidade de criar playlists partilhadas, ou listas de reprodução com outros utilizadores do serviço de música da Apple.

Esta possibilidade chegará posteriormente, carecendo ainda de tempo de desenvolvimento, pelo que já sabemos que não chegará com a primeira distribuição da versão estável. Chegará, ao que tudo indica, até ao final do presente ano.

Em suma, temos três boas novidades que prometem tornar ainda melhor o iOS 17, mas que se farão esperar. Oxalá não se atrasem ainda mais e que o trabalho de desenvolvimento fique pronto ainda este ano.

Por fim, a versão estável do sistema operativo iOS 17 chegará em meados de 2023, o mais tardar em final de setembro com todas as novidades menos as supracitadas.

This feels magical 😇 ‼️Apple just doing Apple thing 😍( iOS 17 ain't a small update, y'all ) 🔥#iOS17 #Apple #iPhone pic.twitter.com/xoBqJD2HKt

— bigD@ddy (@thetech_wiz) 22 de junho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.