Apple Vision Pro pode ter uma utilização inesperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Foi na edição deste ano da conferência WWDC que a Apple deu a conhecer o seu novo e primeiro headset de realidade mista.

O Apple Vision Pro só chega ao mercado no próximo ano, mas parece que a comunidade médica norte-americana tem já planos para utilizar o dispositivo em cirurgias, dando uma nova e inesperada utilização ao Vision Pro.

Apple Vision Pro pode ser uma nova ferramenta na mesa de cirurgias

imagem Apple Vision Pro
O Apple Vision Pro terá um modo convidado que permite a sua utilização por mais de uma pessoa Crédito@Apple

Na primeira semana de junho, na conferência WWDC, a Apple revelou finalmente o seu headset de realidade mista. E tratou-se mesmo de uma apresentação do produto, visto que apenas no início do próximo ano é que o Vision Pro irá ser colocado nas prateleiras das lojas.

De acordo com as informações divulgadas, o dispositivo inovador vai ser disponibilizado, numa primeira fase, nos Estados Unidos da América e só mais tarde estará presente nos restantes mercados.

Também já se sabe que estamos perante um produto com um preço elevado de mais de três mil dólares. No entanto, nem a sua demora em chegar ao mercado nem o seu custo excessivo estão a demover alguns entusiastas. Entre estes está o reputado cirurgião venezuelano, Rafale J. Grossman, atualmente a exercer nos EUA e conhecido por recorrer a toda a tecnologia de ponta na mesa de operações.

Grossman acredita que o Vision Pro da Apple pode levar os procedimentos cirúrgicos a um novo patamar. Tudo porque o dispositivo pode fornecer informação, em tempo real, aos cirurgiões e ajudá-los na tomada de decisão críticas durante os procedimentos cirúrgicos.

Rafael Grossman explicou já publicamente a sua ideia para o novo headset da Apple. “Na sala de cirurgia, o médico pode usar a realidade mista para recolher dados que o ajudem a realizar o procedimento”. Tudo porque a tecnologia imersiva, alimentada por computação espacial, fornece exibições virtuais dentro da área do procedimento cirúrgico.

Desta forma, os cirurgiões têm acesso a informações críticas, em tempo real, que podem ser cruciais em situações de anomalia.

Por esta razão, a comunidade médica norte-americana aguarda, com alguma expetativa, a verificação e validação do Apple Vision Pro para ser utilizado em cenários cirúrgicos. A confirmar-se esta nova utilização do equipamento, a Apple pode desfrutar de todo um novo caminho comercial para o seu primeiro headset de realidade mista.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt