10 novas funcionalidades do Windows 10 para Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Microsoft tem um objectivo bem definido para este Windows 10 terá as mesmas funcionalidades, independentemente do suporte onde corre. Mas, o que mudará no meu smartphone Windows?

O dia de ontem pertenceu à Microsoft, as novidades foram muitas e não me vou alongar aqui sobre elas, para um resumo sucinto e com possibilidade de aprofundamento, vê o nosso diário, abaixo e não te esqueças de deixar o teu feed-back!

Se tens um smartphone Windows Phone, deves estar ansioso por receber esta actualização e, digo-te já, se estás a utilizar o (confere aqui as condições).

1- Novo Browser (Spartan)

No que diz respeito às novidades para Mobile, temos, em primeiro lugar, um novo browser para o teu smartphone, tablet e Surface. O Spartan desferiu o golpe de misericórdia no Internet Explorer, pondo fim ao seu reino de terror e inutilidade.

Optimizado para dispositivos móveis, o Windows 10.

2- Central de Notificações

Ao receberes uma notificação (email, sms, chamada, etc) no teu smartphone com Windows 10 podes descartar ou ver a notificação e ela desaparecerá do teu PC ou, contrariamente, será guardada em segurança no teu computador.

Terás total liberdade de controlo das notificações a partir do teu smartphone, reflectindo-se no teu PC. Mais uma vez se vê o esforço de unificação do Windows 10.

Para escrever mensagens e textos poderás usar a nova funcionalidade de Ditado ou dicção, basicamente um "speech-to-text". Isto será bastante útil em situações em que não podes perder tempo, seja para enviar um recado rápido, numa reunião ou a caminho do trabalho.

O menu das Definições recebeu também novos parâmetros para teres controlo sobre tudo o que de relevante se passa ou possa afectar o teu dispositivo.

3-Aplicações Universais

As aplicações universais do Windows 10, como o Office por exemplo, serão a mesma aplicação com as mesmas funcionalidades, qualquer que seja a plataforma operacional. Obviamente que a interface, os ícones e menus se adaptam ao tamanho da tela, seja ela grade, pequena, táctil ou não.

O mesmo princípio aplica-se a todas as aplicações nativas da Microsoft ( Word, Excell, PowerPoint, etc).

4-Impressão sem Fios

Com o Windows 10 e utilizando qualquer uma das aplicações universais, poderá imprimir um documento sem ter que ir ao PC. Basta comandar a impressão pelo smartphone, este encaminhará a ordem para o PC e o documento será impresso.

5- Novo Outlook

Outra das aplicações universais do Windows 10 é o Outlook, esta familiar "caixa de correio" recebeu uma grande actualização. O seu funcionamento baseia-se em gestos, "swipe" e vem equipado com um editor de texto. Pode editar os documentos e email's com um motor " Word" incorporado.

Produtividade é a palavra de ordem!

6- Novo Calendário e Gestor de Fotos

O novo Calendário do Windows 10 tem um design "Metro", temos os familiares tijolos ou "ladrilhos" coloridos. O gestor de fotos também foi actualizado e agora sincroniza automaticamente as fotos entre as várias plataformas. A transição e visualização de fotos e imagens é agora muito mais fácil.

As fotos agrupam-se automáticamente em Álbuns, com um aspecto visual muito agradável. As fotos estarão guardadas automaticamente na "Cloud", na Nuvem, sendo facilmente partilhadas.

7- Wallpaper e Fundo

Com o Windows 10 podemos escolher um Wallpaper que preencha todos os "Tiles" e não fique simplesmente a meio. Temos finalmente um "look" íntegro no ecrã principal.

O Fundo das janelas ou menus é agora em branco, dando um ar mais leve a todo o ambiente Windows 10 ao navegar pelo seu smartphone.

8- A Cortana vai lembrar-se de onde estacionou o carro

Este não precisa de grande explicação. A assistente virtual Cortana está muito mais versátil e prestável, agora saberá onde deixou o seu carro, posição GPS, e poderá guia-lo até lá pelo seu smartphone.

9- Leitor de Música

O Leitor de Música vem associado à sua Cloud, portanto pode armazenar a sua coleção musical na nuvem sem ocupar a preciosa memória interna do dispositivo, tendo na mesma, acesso aos conteúdos.

É uma abordagem diferente ao conceito de "streaming", bem mais económica, se tiver tráfego de dados ilimitado.

10- Novo Flaghip no final do Verão

A Microsoft já há algum tempo que não apresenta novos smartphones e o Windows 10 de origem.

Se tens um smartphones com o Windows Phone 8.1 então alegra-te, terás direito à actualização Windows 10 gratuitamente!

Já viste o nosso diário? Confere as novidades e deixa as tuas perguntas e comentários!

Talvez queiras ver:

  • Windows 10 traz o menu do Windows 7 de volta!
  • Windows 10 será gratuito para utilizadores Windows 7/8/8.1 e Windows Phone 8.1
  • Spartan! o browser que matou o Internet Explorer
  • Hoje é dia de ficar a saber mais sobre o Windows 10
  • Vê o Windows 10 em pormenor neste vídeo

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.