Youtubers arriscam-se a 4 anos de prisão depois de partida de mau gosto!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois criadores de conteúdo no YouTube — Alan e Alex Stokes — foram acusados de crimes relacionados com simulação de assalto a um banco, como resultado de um vídeo que foi publicado em outubro do ano passado. No vídeo, os gémeos de 23 anos fingiram ter acabado de assaltar um banco, abordando condutores de Ubers e várias pessoas que circulavam na rua, tentando pedir ajuda para "escaparem".

Não é preciso pensar muito para ter a certeza de que este vídeo tinha tudo para dar asneira e que certamente não seria conteúdo aconselhável para os seus mais de 4 milhões de seguidores no YouTube. Como resultado desta "brincadeira", os Stoke Twins enfrentam agora duas acusações criminais que poderão resultar em 4 anos de prisão efetiva.

Tal com salientou Todd Spitzer, Procurador do Ministério Público, "estas ações não são brincadeiras. São crimes que podiam ter resultado em alguém acabar seriamente magoado ou até morto. Durante o vídeo, que entretanto foi removido do YouTube, via-se os gémeos a tentar explicar a brincadeira à polícia, que rapidamente tentaram explicar a gravidade da situação.

Criadores de conteúdo no YouTube não podem ignorar a sua grande responsabilidade social

Ao longo dos últimos anos, vimos muitos casos polémicos que envolveram vários dos mais populares YouTubers. O mais grave é que muitos destes criadores de conteúdo parecem não ter noção do grande impacto que podem ter na vida dos seus seguidores, especialmente se considerarmos que muitos deles são muito jovens.

No caso dos Stoke Twins, contam com mais de 4 milhões de seguidores na sua conta do YouTube, mais de 25 milhões no TikTok e quase 6 milhões no Instagram. Com este nível de impacto, é importante que estes jovens tenham perfeita noção do tipo de impacto que os seus vídeos têm na sua comunidade de seguidores.

Muitos dos recentes "challenges" que circularam na internet ao longo dos últimos meses tiveram início com este tipo de influencers, que basicamente ignoraram por completo a sua responsabilidade social e fizeram tudo o que podiam para ganhar ainda mais seguidores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter bane a equipa de Donald Trump após remover publicação
  • OnePlus Nord é a escolha dos leitores 4gnews!
  • TikTok está a banir Deepfakes para "proteger" os seus utilizadores
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.