YouTube: IA generativa pode ser o próximo recurso da plataforma

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem planos para se diferenciar da concorrência que passam pela integração de novos recursos baseados na Inteligência Artificial generativa.

As novas funcionalidades estão já a ser testadas e passam por ajudar os utilizadores a saber mais sobre um determinado conteúdo e a navegar pelos muitos comentários feitos a cada vídeo.

Falar com o YouTube enquanto se visualiza um vídeo

Imagem da funcionalidade Perguntar no YouTube
Crédito@YouTube

Um dos recursos mais interessantes que estão agora a ser testadas é a ferramenta de conversação, baseada em IA generativa. A funcionalidade disponibiliza a opção “perguntar” nos vídeos e, ao clicar neste botão, o utilizador tem acesso a uma janela de conversação para falar com a IA generativa.

Esta nova funcionalidade pode resumir o conteúdo do vídeo, dar mais informações relevantes sobre o tema ou ainda sugerir conteúdos semelhantes. Tudo enquanto o vídeo está a ser reproduzido. Saliente-se que as respostas dadas ao utilizador são obviamente geradas por modelos de linguagem LLM que retiram as informações do mundo Web.

O período de testes apenas está disponível para utilizadores dos Estados Unidos da América que tenham conta YouTube Premium ativa.

IA vai também resumir comentários

imagem da funcionalidade tópicos no YouTube
Crédito@YouTube

Outro dos novos recursos é uma ferramenta IA que vai resumir os tópicos dos comentários feito a uma publicação. Este resumo vai informar o utilizador sobre os pontos que estão a ser mais falados pelos utilizadores

Por outro lado, esta funcionalidade vai também permitir aos criadores de conteúdos que retirem tópicos de uma secção ou que removam comentários de um vídeo.

Para já não existe ainda informação sobre a data de disponibilização destas ferramentas, a nível global.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt