YouTube disponibilizará identificadores únicos para cada canal, escolhe o teu!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de vídeos da Google implementará, tal como já o temos no Twitter e outras redes sociais, os handles ou identificadores para cada canal de YouTube. De acordo com a própria, "os identificadores vão ser implementados brevemente".

Assim que ficarem disponíveis, acrescente o YouTube, "Vai receber uma notificação quando puder escolher o seu". A partir daí, bastará partilhar esse mesmo handle ou identificador com a comunidade para divulgar e encontrar mais facilmente um determinado canal.

@4gnews será o novo identificador para o canal de YouTube

Em primeiro lugar, exatamente o que é um identificador do YouTube?

  • Um identificador do YouTube é uma nova forma de as pessoas encontrarem o seu canal e interagirem com o criador de conteúdos. Ao contrário dos nomes dos canais, os identificadores são exclusivos para cada criador, o que lhe permite estabelecer facilmente uma presença distinta no YouTube.

Temos, para além disso, novos identificadores e URL's para cada canal

Segundo informa a própria tecnológica, cada identificador novo vai fazer parte do URL do canal. Na maioria dos casos, o URL personalizado vai ser o identificador.

  • Poderão usar o identificador para encaminhar pessoas para o canal quando estas não estão no YouTube. Por exemplo, se o identificador for @user123, o URL do canal será https://youtube.com/@user123

YouTube dá novas ferramentas aos criadores para se afirmarem na plataforma

look, even @MKBHD started his journey at 144p 💗 pic.twitter.com/7zTD7eelTn

— YouTube Creators (@YouTubeCreators) 16 de outubro de 2022

Por outro lado, assegura a tecnológica, os atuais URLs continuarão a funcionar e manterão a função. Não obstante, a empresa norte-americana acredita que este novo recurso pode ajudar os utilizadores a destacarem-se em várias áreas como, por exemplo:

  • Destacarem-se no formato no Shorts (vídeos estilo TikTok)
  • Identificar-se de forma única na plataforma
  • Possibilidade de serem etiquetados em outros vídeos (menções)
  • Facilitar a divulgação de um determinado canal
  • Interagir com novo recursos, de forma mais fácil e interativa na comunidade do YouTube

Por fim, garante a tecnológica, quando forem implementados para todos os utilizadores, o identificador vai começar a aparecer em alguns sítios no YouTube, a saber:

  • No separador do Shorts
  • Nos resultados de pesquisas
  • Nos comentários e nas menções

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.