Huawei esclarece polémica do suporte para apps Android nos seus smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei anunciou recentemente uma manutenção importante no suporte de aplicações Android para os seus dispositivos internacionais. Esta decisão surge após o lançamento do HarmonyOS Next, que inicialmente causou confusão entre os utilizadores da marca a nível global.

Com o lançamento do HarmonyOS Next, uma mudança significativa foi anunciada pela Huawei. A falta de suporte para ficheiros APK, que são as aplicações nativas do Android. Esta decisão levou a um debate entre os utilizadores da Huawei sobre o futuro do suporte a aplicações nos seus dispositivos.

Huawei vai continuar a usar a EMUI globalmente

Uma semana após o anúncio inicial, a Huawei esclareceu que os dispositivos fora da China não receberão o novo sistema operativo HarmonyOS Next. Em vez disso, continuarão a usar o EMUI, um sistema semelhante ao HarmonyOS, mas baseado no Android. Este sistema, que não inclui os serviços e aplicações do Google, continuará a suportar aplicações Android nativas.

Huawei mate 50 pro

Segundo o site China Mobile, a Huawei continuará a "aumentar o seu apoio aos desenvolvedores em todo o mundo". A empresa desenvolveu uma comunidade significativa de desenvolvedores de aplicações, garantindo que as aplicações Android de lojas de terceiros funcionem corretamente nos seus dispositivos sem aplicações da Google.

Os executivos da Huawei afirmaram que o suporte para smartphones e tablets nos mercados globais continuará a crescer. A empresa ainda se vê como um importante fabricante de software e hardware no mercado mundial de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.