YouTube confirma anúncios de 30 segundos que não podes saltar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de vídeos da Google fez saber que os anúncios de 30 segundos que não podemos saltar ou passar à frente vieram para ficar. O formato estreou há escassos meses nas Smart TV em formato de teste, implementando-se agora globalmente.

Continua assim a estreitar-se o cerco aos utilizadores que não pagam pelo YouTube Premium com mais publicidade, de maior duração, sem podermos saltar. Pode chegar também ao YouTube para telemóvel Android e iOS (iPhone) e à versão Web.

Mais publicidade a chegar ao YouTube para as Smart TV

YouTube

Há escassos meses demos a conhecer a intenção da plataforma em implementar os anúncios de 30 segundos que não podemos saltar de forma oficial. Entretanto, este mecanismo esteve em fase de testes, confirmando-se agora oficialmente a sua presença.

A alteração chegou então como parte de uma intenção do YouTube em tornar-se mais rentável e estimular a adesão ao YouTube Premium, a versão paga da plataforma que, entre outras benesses, nos livra de toda e qualquer publicidade apresentada.

Escusado será dizer que esta alteração não agradou a ninguém. Foi, porém, uma das medidas anunciadas durante a Advertising Week New York e pronunciava um mau futuro para quem não queria aderir à versão paga da plataforma, o YouTube Premium.

YouTube está cada vez mais parecido com a TV generalista

Agora, tal como confirma e avança a publicação 9to5Google estão já presentes na versão do YouTube para televisores inteligentes e podem chegar também a mais plataformas.

Em síntese, da próxima vez que usarem o YouTube na Smart TV, não se livrarão deste tipo de publicidade que não podemos saltar ao usar o seu serviço.

We are aware that YouTube is running a limited test to block ad blockers. YouTube has been trying to stop ad blockers for years. We will continue finding ways to stop ads and trackers so users can enjoy a private, safe and uncluttered browsing experience.

— Brave Software (@brave) 11 de maio de 2023

Mais ainda, o próprio YouTube está a impossibilitar o uso de bloqueadores de anúncios para o navegador. Para já, contudo, o browser Brave é um dos poucos que continua a recusar esta diretiva da Google.

Seja como for, a estratégia está em curso. O YouTube terá cada vez mais publicidade, implementada de forma gradual e faseada, mas sendo crescentemente difícil saltar a mesma, ou impedir de todo a sua reprodução.

Por fim, esta mesma publicidade de 30 segundos pode aparecer não só no início dos vídeos - através das Smart TV - mas também quando pausamos um vídeo e depois retomamos a sua reprodução.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.